Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Plano de Mobilidade de Florianópolis já reuniu mais de 200 moradores nos primeiros 8 módulos das oficinas comunitárias

Publicado em 20/11/2015 Editoria: Florianópolis Comente!


Agende-se, participe, venha desenhar as estratégias mais modernas  para a Mobilidade Urbana de sua cidade.

Agende-se, participe, venha desenhar as estratégias mais modernas para a Mobilidade Urbana de sua cidade.

Moradores de todos os bairros e distritos de Florianópolis estão debatendo e colaborando com o desenvolvimento do PlanMob

Moradores de todos os bairros do Norte, Leste e Sul da Capital reuniram-se em oito diferentes Oficinas Comunitárias, nas últimas duas semanas, para discutir e complementar o Plano de Mobilidade Urbana de Florianópolis – PlanMob. As oficinas reuniram cerca de 200 moradores de 30 diferentes bairros, em torno da definição das principais diretrizes a serem consideradas na elaboração do Plano. Nas próximas duas semanas, serão realizados novos encontros para as regiões da Bacia do Itacorubi,  Centro e Continente, totalizando 15 módulos de oficinas do PlanMob. A coordenação das atividades é do Instituto de Planejamento Urbano – IPUF, com o apoio da organização WRI – Cidades Sustentáveis. As oficinas, abertas à população, são parte das atividades de pesquisa e diagnóstico do Plano e serão complementadas por seminários temáticos, prognóstico (cenários e projeções), oficinas propositivas, consultas e audiências públicas. O resultado será um documento técnico e, posteriormente, uma lei com diretrizes e ações, a ser aprovada na Câmara Municipal de Florianópolis.

Após os levantamentos realizados pelo PLAMUS - que resultou no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis, e pelo recém lançado Plano de Ação Florianópolis Sustentável, que possibilitam investimentos em mobilidade com recursos estaduais, federais e internacionais, a capital catarinense se vê em um momento único. A cidade, em franco crescimento, tem as ferramentas para encontrar soluções práticas para seu desenvolvimento urbano e solucionar questões centrais para demandas importantes em relação à mobilidade urbana.

Para a nova equipe técnica do IPUF, coordenada pelo diretor Técnico Célio Sztoltz As oficinas comunitárias de mobilidade estão sendo promovidas pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis – IPUF, que enxerga a participação ativa da sociedade como essencial. Só assim, na visão do Superintendente do IPUF, Acácio Garibaldi, as diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana poderão se tornar realidade e de fato melhorar a vida da população: “Temos que desenvolver um plano de mobilidade que integre seus habitantes com alternativas de transporte além do automóvel. Para isso acontecer, todos os setores da sociedade precisam estar engajados”, definiu.

› FONTE: Assessoria de Comunicação/Fábio Nocetti

Comentários