Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Black Friday: startup cria plataforma colaborativa para encontrar promoções reais

Publicado em 18/11/2015 Editoria: Economia Comente!


"Nosso objetivo é que nossos usuários possam aproveitar cada oferta publicada sem medo de estarem sendo enganados por qualquer motivo."

Modelo colaborativo permite que seus 9 mil usuários ajudem equipe de especialistas a selecionarem as mais relevantes ofertas do evento em tempo real

Segundo pesquisa divulgada pela Buscapé Company, na última Black Friday, 53% dos consumidores disseram ter encontrado bons descontos, mas 57% dos entrevistados também disseram ter se deparado com falsas promoções. Neste cenário, uma startup desenvolveu uma plataforma para que os usuários possam se ajudar encontrando boas promoções, compartilhando uns com os outros tais oportunidades.

O OfertaEsperta.com, lançado durante a Black Friday de 2014, hoje conta com 9 mil usuários cadastrados, que contribuem com uma equipe de especialistas do site que avaliam cada oferta sugerida antes de publicá-las na plataforma, analisando o histórico de preços dos produtos, a confiabilidade das lojas, assim como a possibilidade de descontos adicionais, com o uso de cupons de desconto, por exemplo.

“Nosso objetivo é que nossos usuários possam aproveitar cada oferta publicada sem medo de estarem sendo enganados por qualquer motivo, portanto publicamos na plataforma somente promoções com descontos reais, de lojas confiáveis, no melhor momento possível para se fazer a compra. Caso um desses critérios não seja atendido, a oferta não é publicada.”, afirma Julieno Neves, um dos fundadores da startup.

Os descontos reais ficam entre 20 e 50%

Pesquisa divulgada pelo Google em parceria com o Ibope revela que o tíquete médio do brasileiro deve chegar a R$1000 nesta Black Friday, quase o dobro dos R$522 gastos na última Black Friday. Apesar disto, entre muitos consumidores, a Black Friday ainda carrega a fama de “black fraude”, ou ainda, de “tudo pela metade do dobro”, em referência às lojas aumentarem os preços dias antes do evento e voltarem com os preços antigos no dia do evento, para que os consumidores acreditem que houve real queda nos preços dos produtos.

“A prática de alguns lojistas de aumentarem os preços dias antes do evento é algo que pode ser observado ainda hoje, mas isso não significa que não haverão descontos reais durante o evento. Esse é um artifício que as lojas usam pra potencializar a percepção do consumidor em relação a queda de preços, dando a impressão de que os produtos tiveram uma queda ainda mais excepcional na Black Friday.”, afirma Julieno. “Mas considerando os dados da última Black Friday, se considerarmos as promoções mais relevantes, a maioria deverá ter entre 20 e 50% de desconto real, o que pode resultar numa economia bastante considerável.”, complementa.

Promoções Relâmpago

O OfertaEsperta.com foi desenvolvido para que pudesse ter a dinâmica que eventos como a Black Friday exigem, com promoções exclusivas que começam e terminam muitas vezes em questão de horas ou minutos, e que comparadores de preços convencionais muitas vezes sequer conseguem identificar. A ideia surgiu quando os fundadores perceberam que apesar de conseguirem aproveitar boas promoções na Black Friday, seus amigos e familiares sempre relatarem que não conseguiam encontrar promoções tão boas assim.

“Participávamos de grupos de discussão na internet onde os membros se ajudavam dando dicas uns para os outros. O que fizemos foi ampliar isso e tornar todo o processo mais profissional, confiável e acessível.”, conta Julieno.

Hoje na plataforma são publicadas diariamente por volta de 200 promoções, e a estimativa é que esse número seja até 4 vezes maior durante o evento, sendo que essa quantidade deve começar a se intensificar já na quinta-feira à tarde, dia 26 de Novembro, véspera da Black Friday.

› FONTE: Dino

Comentários