Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Jovem da Capital é destaque internacional no xadrez

Publicado em 09/11/2015 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Com apenas 15 anos, Davi representou a cidade no Campeonato Mundial da Juventude de Xadrez, na Grécia

A rotina da maioria das crianças aos nove anos de idade resume-se em estudar e brincar, mas nessa idade o florianopolitano Davi Sulzbacher Gonçalves já destacava-se por iniciar uma carreira promissora no xadrez. Incentivado pelos pais e pela irmã — que já era atleta no município — e acompanhado pelo professor Marcelo Pomar, do Clube de Xadrez de Florianópolis, hoje, com 15 anos, Davi representou a Capital na Grécia, no Campeonato Mundial da Juventude de Xadrez, que aconteceu entre os dias 26 de outubro e 4 de novembro.

Com apenas 15 anos Davi já possui um importante currículo: pertence à seleção catarinense de xadrez, já foi medalhista nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) e nos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc). Venceu também na categoria sub-16 do Festival Nacional da Juventude de Xadrez, competição válida pelo Campeonato Brasileiro de Xadrez. Além de Marcelo Pomar, trabalham no treinamento do enxadrista César Umetsubo, Kaiser Luiz Mafra e Daniel Brandão.

No Campeonato Mundial da Juventude de Xadrez 2015, realizado na última semana na cidade de Thessaloniki, na Grécia, o jovem competiu na categoria sub-16 (até 16 anos). Ao todo, 185 jogadores, de 60 países, também disputaram e, de 11 partidas, Davi obteve três vitórias, três derrotas e cinco empates, ou seja, 50% da pontuação, e aguarda a classificação final. 

O treinador do atleta, Marcelo Pomar, destaca que a oportunidade ajudará o jovem nas próximas competições: "Ele vai voltar mais forte e experiente para se destacar ainda mais nas próximas oportunidades." Para o prefeito Cesar Souza Junior, "é um orgulho para Florianópolis ter um atleta como o Davi entre os três representantes do Brasil nesta competição. Aliás, nossa cidade é um verdadeiro celeiro de atletas dessa modalidade."

Bolsa Atleta

Em apreciação desde a última semana na Câmara de Vereadores de Florianópolis o projeto de lei para a criação do Bolsa Atleta, elaborado pela Fundação Municipal de Esporte, pretende valorizar e apoiar atletas, paratletas, guias, técnicos e auxiliares técnicos, participantes do desporto educacional e de alto rendimento de Florianópolis.

Na Capital, cerca de três mil jovens atletas aguardam pela homologação da Lei. Se aprovado, o projeto disponibilizará uma ajuda de custa entre R$500,00 e R$3 mil divididos por categoria e idade.

O superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Dilnei Bittencourt, explicou que o critério de valor depende da competição e do nível do atleta. "A Bolsa Atleta trabalha diretamente com mérito e é de extrema importância. Essa ajuda de custo é utilizada para cobrir as despesas que o atleta tem durante o ano e também incetiva que outros jovens sigam o exemplo e também busquem crescer em rendimento", explicou.

O treinador Marcelo Pomar, que já acompanhou mais de cem crianças ao longo de 10 anos de experiência, destaca que um apoio de uma bolsa muda tudo para um jovem atleta. "Muitas vezes esse é o incentivo que falta para que o jovem continue no esporte e torne-se profissional. Muitos desistem nessa mesma fase de vida do Davi e buscam outra carreira por falta de oportunidade. Além disso, a Bolsa Atleta municipal cria condições para bolsas estaduais, nacionais e até internacionais", afirmou.

A expectativa é que a aprovação aconteça ainda esse ano para que cem atletas já sejam beneficiados em 2016.

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários