Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher levará consultas gratuitas de prevenção do câncer

Publicado em 21/10/2015 Editoria: Esportes Comente!


Na próxima segunda-feira (26), o caminhão itinerante será entregue oficialmente

As mulheres catarinenses contam com um projeto pioneiro no País: a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, que oferece exames gratuitos de mamografia digital, exame citopatológico (papanicolau que previne o câncer de colo uterino) e teste de monoximetria (avaliação respiratória relacionada aos fatores de risco de câncer). A estrutura, será entregue à população catarinense segunda-feira (26/10), às 11h30, no Hotel Sesc em Cacupé (Florianópolis), em referência ao Outubro Rosa, mês dedicado a ações que marcam a conscientização para a importância da prevenção do câncer. Dotada de aparelhos de ponta, a Unidade itinerante oferecerá, durante 60 dias, serviços de saúde gratuitos ao público feminino.

A primeira cidade que irá receber o atendimento será Biguaçu, em parceria com a prefeitura. A Unidade tem capacidade de realizar 1.280 mamografias e 1.280 exames de colo de útero por cidade, e atenderá as mulheres com dificuldade de acesso aos serviços de saúde em municípios do interior, que passarão por avaliação e exame.

O atendimento é gratuito e para realizar qualquer um dos exames é necessário ter a cópia da carteira de identidade, cópia do comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). “A Unidade se traduz na essência da interiorização da missão do Sesc, que é cuidar do bem-estar e da qualidade de vida da população. É com grande satisfação que entregamos este projeto pioneiro em Santa Catarina. Com essa ação, reforçamos o serviço de saúde no estado e contribuímos para a detecção precoce de várias doenças, colaborando para a melhoria da saúde das mulheres catarinenses”, afirma Eduardo Makowiecki Júnior, diretor de programação social do Sesc em Santa Catarina.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Santa Catarina das 552.350 mulheres que deveriam ter realizado o exame de mamografia, apenas 94.050 realizaram (17%). Para o citopatológico, de 1.724.932 mulheres que deveriam ter realizado o exame, somente 253.274 fizeram, ou seja, 14%. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.

“A Unidade Sesc Saúde Mulher está equipada com o que há de mais moderno em termo de tecnologias de mamografia e suas aplicações para o diagnóstico do câncer de mama. O mamógrafo é digital o que proporciona um melhor desempenho para avaliação do resultado e como a imagem fica disponível rapidamente, facilita o procedimento para a paciente e para toda a equipe”, declara Jéssica da Luz Pereira Pucci, coordenadora de saúde do Sesc em Santa Catarina. “Dentre os pontos reportados, podemos destacar o fato de que a realização da mamografia pode salvar muitas vidas, principalmente em pacientes em que o tumor ainda não é palpável”, finaliza Jéssica.

Sobre Sesc Saúde Mulher

O Sesc Saúde Mulher é composto por uma Unidade Móvel, que realiza exames para prevenção do câncer de mama (para mulheres com idade entre 50 e 69 anos) e colo de útero (para as mulheres com idade entre 25 e 64 anos), além de ações educativas para a promoção da saúde. Entre os temas abordados estão os direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual, planejamento familiar, prevenção a violência doméstica e a mortalidade materna. Sua realização se dá a partir de parcerias locais, onde é identificada a demanda de cada comunidade, e as temáticas a serem abordadas.

O atendimento é gratuito e para realizar qualquer um dos exames é necessário ter a cópia da carteira de identidade, cópia do comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A estrutura interna do caminhão está dividida em: consultório para realização de exames de mamografia com mamógrafo digital; sala para a realização do exame citopatológico, com mesa ginecológica; banheiro; tenda externa para ações educativas, recepção e sala de espera. A Unidade Sesc Saúde Mulher conta com uma enfermeira, uma educadora em saúde, duas técnicas de radiologia, um artífice de manutenção e um médico responsável técnico, além de laboratórios especializados para emissão dos laudos.

 Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2012.

› FONTE: Assessoria de Imprensa Sesc-SC - Departamento Regional

Comentários