Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Semana deve terminar com chuva forte e totais elevados em SC

Publicado em 06/10/2015 Editoria: Geral Comente!


Previsão de precipitação acumulada no período de 08 a 11/10 (National Centers for Environmental Prediction)

Previsão de precipitação acumulada no período de 08 a 11/10 (National Centers for Environmental Prediction)

A chuva deve voltar com força a Santa Catarina entre quinta e sexta-feira, 8 e 9 de outubro. A Epagri/Ciram informa que há previsão de chuva forte e em grande quantidade especialmente entre o fim da quinta e a sexta-feira, podendo chegar a 200mm em algumas localidades do Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. A chuva representa mais do que o esperado para o mês inteiro no Planalto Sul e Litoral Sul.

No restante do Estado, os totais devem ficar entre 70mm a 80mm no período, podendo superar 100mm em algumas localidades. Para esses dias, também há condições de raios e temporais isolados com possibilidade de ventania e granizo, devido ao deslocamento de uma frente fria por SC. A chuva deve se estender para o fim de semana e, com isso, os totais no período de quinta a domingo podem superar 250mm, como mostra a ilustração abaixo.

Recomendações da Defesa Civil SC

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo, é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, como banheiros das residências. Fechar janelas e portas e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

› FONTE: Central de Meteorologia Epagri/Ciram

Comentários