Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura de Palhoça inaugura Centro de Inclusão Produtiva no Frei Damião

Publicado em 06/10/2015 Editoria: Palhoça Comente!


Foto: Comunicação / Prefeitura de Palhoça

Foto: Comunicação / Prefeitura de Palhoça

No local vai funcionar creche para crianças de três a cinco anos e cursos de formação de mão de obra para os pais dos alunos

A Prefeitura inaugurou na manhã desta segunda-feira (5) um espaço destinado à Educação, para ser compartilhado como creche e Centro de Inclusão Produtiva, na comunidade Frei Damião. O Centro de Educação Infantil (CEI) vai atender 90 crianças de três a cinco anos e cursos de formação de mão de obra para os pais. A creche passa a receber as crianças já na quinta-feira (8).

A creche funcionará no período matutino, um serviço aguradado com muita ansiedade pelas mães que trabalham fora e não tem onde deixar os filhos. Ao mesmo tempo em que resolve esse problema, o Centro também abre as portas para os pais dos alunos e familiares, com a criação de oficinas de aprendizado, inicialmente com cursos de manicure, pedicure e Escola de Jovens e Adultos (EJA), que vão funcionar nos períodos vespertino e noturno.

O prefeito Camilo Martins ressaltou que a meta é "trabalhar prioritariamente com os pais das crianças. Vamos trazer as famílias para dentro do centro de inclusão. Um espaço que tem convivência, naturalmente se torna preservado pelos moradores".

Para a secretária Shirley Nobre Scharf, é o tipo de empreendimento educacional oportuno para a comunidade, pois favorece as famílias duplamente, com as vagas na creche e espaço para formação de mão de obra.

COMUNIDADE CARENTE

Camilo Martins citou que o loteamento Frei Damião é "a comunidade mais carente de Santa Catarina, o que exige do poder público uma atenção redobrada, com iniciativas como essa, de oferecer vagas na creche e agregar atividades que possam melhorar a renda das famílias".

Ele falou de outros serviços que a Prefeitura vem realizando na comunidade, como obras de pavimentação nas principais ruas, principalmente no entorno da creche, posto de saúde e escola, além de iluminação pública, com a instalação de mais de 70 luminárias. "A iluminação pública significa mais segurança". Camilo Martins revelou que, no próximo dia 17, a administração municipal vai apresentar, aos munícipes, o projeto completo de reurbanização da comunidade Frei Damião.

PARCERIA

A construção do prédio foi uma iniciativa da Prefeitura de Palhoça, em parceria com o Governo Federal. A gestão de administração do espaço é responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação.

O secretário de Infraestrutura, Eduardo Freccia, disse que parte dos equipamentos necessários ao funcionamento dos cursos já foi foi instalada e que novas aquisições estão em andamento.

Ele explicou que a administração municipal optou por "otimizar recursos e estrutura", com a ocupação do espaço para creche e realização de cursos. 

› FONTE: Comunicação / Prefeitura de Palhoça

Comentários