Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Ação distribui mais de 2 mil mudas de árvores nas escolas de São José

Publicado em 27/09/2013 Editoria: Meio Ambiente Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Para marcar a Semana da Árvore, foi realizado o plantio simbólico de uma muda de Ipê Amarelo no CEM Santa Terezinha

A Prefeitura de São José, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Secretaria de Educação, desenvolveu um trabalho coletivo para incentivar o plantio de árvores no município. Ao longo da semana, pelo menos 2,4 mil mudas de árvores frutíferas e ornamentais nativas estão sendo distribuídas entre os alunos da rede municipal de ensino.

A ação integra a Semana da Árvore, comemorada de 16 a 21 de setembro, mas que foi transferida para esta semana devido ao mau tempo. Para marcar a data, na tarde desta quarta-feira (25), foi feito o plantio de uma muda de Ipê Amarelo (Handroanthus Umbellatus), no CEMSanta Terezinha, localizado em Forquilhas. O ato foi acompanhado simbolicamente pelo superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Eduardo Bastos, da secretária de Educação, Méri Hang, e pela aluna Samanta de Souza, do 3º ano.

O evento contou com a apresentação da Banda Marcial Banster e corpo coreográfico. Para a diretora do CEM Santa Terezinha, Tânia Cavallar, o plantio é início de um projeto. “Sempre desejei que nossa escola tivesse um jardim no pátio da frente e a parceria com a Fundação do Meio Ambiente vai contribuir para que isso se realize. Não podemos esquecer que somos um país afortunado de fauna e flora, em meio a tantos assolados pela seca. É preciso saber valorizar”, diz.

O superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Eduardo Bastos, entende que convidar as crianças para abraçar a causa vai além de educar para as questões paisagísticas. “A criança torna-se um elemento dinamizador da preservação do meio ambiente, ou seja, ela vai fazer a diferença que seus pais não fizeram no que se refere à conscientização”, ressalta.

Eduardo acrescenta que somente o plantio correto da árvore vai equilibrar o recurso hídrico, a preservação do solo e contribuir para a diminuição dos transtornos ambientais em períodos de chuvas como os que enfrentamos atualmente.

Segundo a secretária de Educação, Méri Hang, a iniciativa reforça a conscientização acerca da sustentabilidade. Ela explica que a escola foi escolhida para simbolizar a Semana da Árvore por se localizar ao lado do Parque dos Sabiás, grande patrimônio ambiental de São José. “Nossa intenção é valorizar, cada vez mais, a educação ambiental dentro da rede municipal de ensino de São José, que já conta com duas escolas voltadas para o tema, a Escola Municipal do Meio Ambiente e o Centro de Educação Ambiental Escola do Mar”, assinala a secretária. 

 

› FONTE: SECOM São José

Comentários