Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Revisitando - Paisagens de SI é aberta ao público hoje na ALESC

Publicado em 28/09/2015 Editoria: Cultura Comente!


Paisagens de mim de Dolma Magnani. Exposição Revisitando - Paisagens de Si

Paisagens de mim de Dolma Magnani. Exposição Revisitando - Paisagens de Si

Novos e já conhecidos nomes da cena das artes plásticas catarinense compõe a exposição "Revisitando - Paisagens de SI", com curadoria de Meg Roussenq, que abre ao público na Assembleia Legislativa, no dia 28 de setembro, às 19h.

Sete artistas integrantes da mostra coletiva se utilizam de diferentes técnicas de pintura, desenho e colagem para expressar suas subjetividades e intencionalidades relativas ao mundo que lhes rodeia. A exposição fica aberta até 12 de outubro, com entrada gratuita. 

"SI é a imaginação criadora", afirma Meg Roussenq, também coordenadora do projeto que levou a exposição "Paisagens de SI" - primeiro arranjo de obras da mostra atual - para Ourém, Portugal, em maio deste ano. "Sempre existe um atrás ou um lado reverso que se mantém escondido neste percurso colorido de lembranças como peças de um quebra-cabeça pela força integradora das metáforas, fazendo o autor assinar sua paisagem de SI, narrando a própria vida, dando-lhe sentido", explica a curadora, sobre o conceito que guia a mostra.

Parte do grupo, Carla Sade mostrará na série "Em Busca da Selfie Desfeita", sua pesquisa para tornar o conhecido desconhecido. Já a artista Ângela Mackrodt, em "Retrato da Alma", revisita e resignifica paisagens, essas também alvo de estudo e fonte de inspiração de Dolma Magnani, que apresentará "Paisagens de mim", obra na qual as retrata de acordo com sua visão de mundo e estado de espírito. Outro artista que se debruça sobre esse tema é Luiz Henrique. Na tela "Semiótica", aposta na desconstrução de uma paisagem, processo que resulta num trabalho de cores contrastantes e sedutoras.  

O tempo e a memória estão presentes nas obras das artistas Fabiana Didoné - "Desvelamento", que se utiliza de colagens de renda entre outras técnicas –, Maria Lydia Fiaminghi - "Trama e Urdume", na qual pinturas da artista são recortadas para serem urdidas numa trama de tempo e memória -, e Beatriz Harger, que na obra "Caminhos" se expressa por meio de formas geométricas e cores harmônicas. Tânia Porto também faz referência aos temas na série "Janelas da Vida", que lança um olhar sobre o que há, ou pode haver, por trás dessas aberturas, passadas e presentes.

A fuga do tempo presente aparece representada no trabalho de Miriam Porto - "Devaneios". Já a expectativa do encontro está expressa na tela "Admiração e Alegria", da alemã radicada no Brasil Göenna Weiss. Nesse mesmo território, transitam os artistas Rosane Lorena Granzotto, com a obra "Emoções" - sobre transbordamento dessas energias no corpo humano -, e o americano radicado em Florianópolis David Ronce, que, na série "Estruturas em Evolução", demonstra um pensar expressivo, cheio de energia, por meio de linhas que se agitam.

O natural como inspiração

Dos artistas que estão nesta mostra coletiva, duas têm a natureza como ponto de partida. Marilda Linhares imprime um tom surrealista na tela "Entre Corpos", na qual faz uma leitura bem particular de uma árvore, viva em seu imaginário desde tenra idade. Já Nelma Camargo, leva para a exposição duas obras: "Ciclos I" e "Ciclos II", ambas impregnadas de um sensível olhar sobre o meio ambiente.

 Geometrização das formas

 A geometrização das formas está no estilo de uma parte do grupo, mesmo que ela sempre seja extrapolada. Em "Passagens", de Janete Machado, a rigidez de formas geométricas naturalmente cede espaço ao fugaz. Já em "[entre] Magentas e Azuis", de Nelson Lopes, a cor é elevada a forma. No trabalho de Orlando Filomeno – as obras "Janelas I" e " Janela II" -, a proposta é, através das formas geométricas, incitar reflexão o que está alem do plano temporal.

"O que permeia e fundamenta a unidade dos trabalhos é o olhar fundado em um pensamento que reflete aspectos da criatividade artística do ser com os objetos e com as ligações entre eles. Então para falar da criação artística é preciso interrogar a origem dos impulsos que confeririam à consciência a plena posse de si", conclui a curadora Meg Roussenq.

 Serviço

O quê: Exposição revisitando - "Paisagens de SI"
Quando: 28/9, 19h (abertura); até 09/10 (visitação)
Onde: Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Centro, Florianópolis
Quanto: Gratuito (visitação)

› FONTE: Assessoria de Imprensa Cultura Multimídia

Comentários