Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Jardim Botânico comemora Dia da Árvore e início da Primavera com plantio de árvores nesta quarta (23)

Publicado em 22/09/2015 Editoria: Meio Ambiente Comente!


Foto: crédito Daniel Pereira - Secom/PMSJ

Foto: crédito Daniel Pereira - Secom/PMSJ

A iniciativa visa destacar a importância das espécies para a sustentabilidade ambiental do município

O Jardim Botânico Municipal de São José comemora o Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, e o início da Primavera nesta quarta-feira (23). Para marcar das datas, será realizado o plantio de árvores frutíferas, a partir das 14 horas, nas dependências da própria unidade, localizada no bairro Potecas.

Serão plantadas 55 mudas simbolizando cada um dos funcionários vinculados à Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FMADS). A escolha das espécies foi baseada em critérios como as espécies representativas da região e clima, a inclusão de espécies, além da recuperação e enriquecimento paisagístico das áreas da preservação permanente e institucional.

Entre as árvores que serão plantadas estão a pitanga, araçá, guabiroba, cereja-do-mato, grumixama, baga de macaco, pessegueiro do mato, uvaia, carambola e palmito juçara. As espécies escolhidas possuem características semelhantes à área a ser reflorestada, contribuição para maior humanização do Jardim Botânico. A ideia é colaborar ainda com a recuperação e presença de aves no Bioma Mata Atlântica.

Segundo o diretor do Jardim Botânico, Sérgio Stähelin, o objetivo da Fundação também é valorizar as datas comemorativas do calendário ecológico, estimular os funcionários a valorizarem o espaço e a importância das espécies para a sustentabilidade ambiental da região. "O enriquecimento florestal das áreas do entorno da sede administrativa ocorre por meio das árvores que passam a compor o Jardim Botânico recebendo registro próprio dentro das coleções vivas", assinala Sérgio. 

Ainda dentro das comemorações do Dia da Árvore, na última segunda-feira (21), a Fundação do Meio Ambiente doou 200 mudas de árvores que foram distribuídas pelo Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina durante o Seminário de Gestão Hídrica que ocorreu na sede da EPAGRI.

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José

Comentários