Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Primeiras integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher tomam posse em São José

Publicado em 21/09/2015 Editoria: São José Comente!


Conselheiras, Adeliana e Orvino Coelho de Ávila/ Foto: Daniel Pereira

Conselheiras, Adeliana e Orvino Coelho de Ávila/ Foto: Daniel Pereira

A solenidade antecedeu a abertura da 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de São José

A prefeita Adeliana Dal Pont homologou o termo de posse das primeiras conselheiras a compor o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em São José (COMDIM/SJ) na manhã desta segunda-feira (21). A cerimônia de posse antecedeu a abertura da 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de São José, que está sendo realizada no Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), na Avenida Beira-Mar de São José.

Para Adeliana, é importante que São José, que é o 4º maior município de Santa Catarina, esteja também entre os primeiros com ações em relação ao direito da mulher. "É com muito prazer que faço esta posse. Que a gente possa ter um dia importante, discutindo os interesses das mulheres josefenses para que tenhamos uma sociedade melhor e direitos iguais", salientou a prefeita.

Com o tema "Mais direitos, participação e poder para as mulheres", a 1ª Conferência tem o objetivo de fortalecer a política municipal para as mulheres josefenses, promover, qualificar e garantir a participação da sociedade na formulação e no controle das políticas para as mulheres do município.

A expectativa do evento é fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil para maior efetividade na execução e controle da política municipal para as mulheres, estimular a criação das organizações feministas e discutir a igualdade dos direitos e oportunidades desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal.

Diversas palestras foram ministradas na primeira parte do evento. A prefeita Adeliana abordou o sistema político com participação das mulheres e igualdade, usando exemplos de sua trajetória política. "Mesmo representando 52% do eleitorado, nós temos muita dificuldade de nos elegermos. Em prefeituras de todo o país, apenas 11,8% são administradas por mulheres. O Brasil tem 5.570 municípios, mas somente 659 cargos de prefeito são ocupados por mulheres", explicou Adeliana.

"A sensibilidade de ouvir o outro lado e saber o que é importante para a comunidade faz a diferença da mulher do poder. Se nos unirmos conseguiremos ampliar os espaços e facilitar as nossas vidas. É possível mudança, é possível avançar cada vez mais, só depende de cada uma de nós. Os avanços na saúde, nas políticas públicas e na defesa da mulher ocorreram devido ao esforço de muitas pessoas que abriram mão da vida particular para discutir o interesse coletivo", finalizou a prefeita Adeliana, que convidou as mulheres a participarem mais da política josefense.

A professora da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e secretária da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, Clair Castilhos; a coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher, Célia Fernandes; e a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM/SC), Sheila Sabag, também abordaram temas relacionados aos direitos da mulher.

De acordo com professora e secretária da Rede Nacional Feminista, Clair Castilhos, três elementos de igualdade devem ser levados à Conferência Nacional da Mulher: classe, gênero e etnia, que discutem as diferenças sexuais e mulheres negras inseridas na sociedade. Clair fez um amplo resgate histórico sobre a construção da sociedade e o papel da mulher ao longo do processo de conquistas de direitos. Já a presidente do CEDIM/SC, Sheila Sabag, falou sobre o Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres e formas de ampliar as políticas públicas voltadas às mulheres.

No período da tarde ocorre a leitura do regimento interno, que entrará em vigor assim que for aprovado. Em seguida, haverá a formação dos grupos de trabalho que irão apresentar e votar as diretrizes e ações estratégicas propostas. Durante a Conferência Municipal haverá ainda a eleição para escolher as 10 delegadas, que irão representar São José na Conferência Estadual da Mulher.

 

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José

Comentários