Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cai o percentual de endividados e inadimplência mantém-se estável em SC

Publicado em 26/08/2015 Editoria: Economia Comente!


foto divulgação

foto divulgação

Na comparação anual, houve queda de 5,3 p.p. no percentual de famílias endividadas (de 57,8%, passou para 52,5%). 

As dívidas dos catarinenses caíram um pouco (0,4 pontos percentuais), no mês de agosto, e o nível de inadimplência, depois de atingir o maior nível da história em junho, se mostrou estável, com 10,9%, segundo apontou a PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) divulgada pela Fecomércio SC. 

Para a Fecomércio SC, apesar de rondarem os maiores percentuais da série histórica, o crescimento dos níveis de inadimplência se apresenta bastante estável, condizente com a situação econômica atual e sem risco de descontrole. O tempo médio com dívidas em atraso ainda se situa num patamar bastante moderado, de 64,2 dias, enquanto que a inadimplência que começa a preocupar, a partir dos 90 dias, permanece estável. 

Mesmo assim, o varejo vem sentindo o impacto dessa situação em seu volume de vendas reduzido. De acordo com a Fecomércio, o aumento dos juros é que está impactando na capacidade das famílias efetivarem novas compras com o recurso do crédito e não no forte aumento da inadimplência. Assim, o sistema financeiro permanece saudável; mas, por outro lado, o comércio se deteriora

Contas em atraso

O percentual de famílias com contas em atraso manteve o mesmo patamar de 18,2% do mês passado. Em agosto de 2014 encontrava-se em 18,5%. No que diz respeito, ao percentual de famílias que não terão condições de pagar, o indicador manteve-se próximo do maior percentual da série histórica com 10,9%. Isso é reflexo da retração da renda, que diminui os recursos disponíveis para o pagamento das dívidas, gerando aumento controlado da inadimplência.

A percepção do nível de endividamento das famílias diminuiu a nível mensal, o percentual dos muito endividados que estava em 13,7% no mês passado, está em 12,5% este mês. Com relação aos tipos de dívida dos catarinenses, o cartão de crédito, com 42,5%, continua sendo o principal agente do endividamento. Depois vêm os carnês (30%), financiamento de carro (25,9%) e crédito pessoal (19,4%).  No que diz respeito ao tempo de comprometimento com as dívidas, a maioria dos catarinenses endividados tem dívidas por mais de um ano (52,5%). 

Cidades

Nas cidades, Florianópolis é a que tem o maior percentual de famílias endividadas, com 86,6%, seguida por Blumenau, com 51,4%, e Joinville com 36,5%. Em relação ao percentual de famílias com contas em atraso, Florianópolis também lidera com 25,7%. Blumenau, com 5,1%, e Itajaí, com 5,8%, apresentam o menor percentual de inadimplentes. E é de Joinville a liderança nas famílias que não terão condições de pagar, com 14.6%. Chapecó, com 64,2%, é a cidade cuja população é a mais comprometida com dívidas por mais de um ano.

Veja a pesquisa completa aqui.

› FONTE: Fecomércio SC

Comentários