Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

No Dia da Cerveja, conheça os destinos que melhor aliam hospedagem com boa cerveja

Publicado em 07/08/2015 Editoria: Curiosidades Comente!


foto divulgação

foto divulgação

Para quem é cervejeiro a melhor das visões é uma tulipa opaca de tão gelada, suando e trasbordando a espuma sagrada, pronta a escorregar garganta abaixo, quase que de um gole só.

E esse público está muito bem servido no Brasil. Nos mais variados cantos há cervejarias de todos os tipos, especialmente no Sul e Sudeste. Em homenagem ao Dia Internacional da Cerveja, comemorado sempre na primeira sexta-feira de agosto preparamos um guia com os melhores destinos para encontrar uma boa cerveja. De quebra, sugerimos opções de estadia. Assim, quem vai querer saber de saideira?Começando por Santa Catarina.

Santa Catarina:

Dando largada às diversas opções de cervejarias no Sul do país, Blumenau (SC) também é parada obrigatória. A Eisenbahn é uma das cervejas mais premiadas do Brasil e uma visita em sua estação é muito agradável. A fábrica, localizada ao lado de uma antiga linha de trem em Blumenau, serviu de inspiração: Eisenbahn em alemão significa ferrovia. A Bierland é outra cervejaria importante da cidade. O viajante ainda pode aproveitar para se instalar próximo a uma das belas praias de Balneário Camboriú, cidade próxima a Blumenau que tem uma oferta de mais de 200 casas para alugar.

Eisenbahn

A catarinense Eisenbahn faz sucesso em Blumenau

Rio Grande do Sul:

Em Gramado, uma cerveja gelada cai muito bem apesar das baixas temperaturas. A Rasen Bier (Rasen significa Gramado em alemão) é a cerveja artesanal mais famosa da cidade colonial, destino turístico tradicional com mais de 300 opções de aluguel no AlugueTemporada. A fábrica da cervejaria pode ser visitada e o turista tem a possibilidade de degustar os variados tipos de produção da cerveja. Próximo a Gramado, a Cervejaria Farol, em Canela, e a Edelbrau, em Nova Petrópolis, são outras boas alternativas na região.

Assim como Gramado, Porto Alegre também significa boas opções de hospedagem por aluguel e de cervejas. O Biermarkt é um bar de parada obrigatória aos cervejeiros por lá. O estabelecimento produz o próprio chope e foi o primeiro do Brasil a adotar o sistema de extração direta da bebida. Por duas vezes consecutivas foi escolhido pela revista Veja como o bar com a melhor carta de cervejas.

A linda Edelbrau fica em Nova Petrópolis (RS)

Paraná:

O Hop n&39; Roll Beer Club, em Curitiba, é um paraíso para amantes de cerveja. O local oferece diariamente 12 tipos de cervejas retirados diretamente de barris. Mas o diferencial da casa é a estrutura disponibilizada para que qualquer cliente possa realizar o sonho de fazer a própria cerveja. Basta marcar o dia, produzir e levar para sua estadia, que pode ser uma dos mais de 30 imóveis à disposição para alugar na capital paranaense.

São Paulo:

A cervejaria Colorado, em Ribeirão Preto (SP), cidade que tem lindos sítios para aluguel, oferece visitas guiadas à fábrica, mas somente aos sábados. Produzindo sempre com ingredientes inusitados como rapadura, mel e mandioca, a Colorado já é famosa e comercializada em todo o país, mas a fábrica da bebida é uma atração à parte. O Cervejarium é um bar próprio da Colorado localizado na fábrica, onde os turistas podem consumir a cerveja e petiscar.

Também em Ribeirão Preto, a cervejaria Invicta possui um portfólio grande e bar próprio. O diferencial é que o cliente pode ver a produção da cervejaria e provar chopes fresquinhos, que não se movimentam por mais de dez metros até chegar ao seu copo.

Em Ribeirão Preto, a Colorado atrai muitos fãs de cerveja

Minas Gerais:

Belo Horizonte é conhecida por ter a maior quantidade de bares per capita do país. Portanto, a capital mineira, com mais de 70 casas para alugar, por si só já é um ótimo destino cervejeiro. BH exibe uma grande quantidade de cervejarias a serem visitadas, sendo a principal delas a Backer. Nesta, o público encontra um local inovador denominado pátio cervejeiro. O local é palco de diversas atrações voltadas para amantes de cerveja. Entre estas atrações estão a visitação à fábrica e o Templo Cervejeiro, espaço comandado por um chef que propõe uma gastronomia conceitual, desenvolvida para harmonizações com as cervejas da Backer.

Em BH, a Backer é uma das opções de cervejarias

Rio de Janeiro:

Na capital do Rio, em Botafogo, o Boteco Colarinho apresenta a exclusiva cerveja Hopium, uma cerveja tipo American Pale Ale. O bar foi ampliado recentemente e recebe muitos visitantes diariamente no bairro que tem mais de 80 opções de hospedagem no AlugueTemporada. Botafogo é um bairro bem localizado, próximo a atrações como Cristo Redentor e Pão de Açúcar, e com outras opções de bares, como o Teto Solar, que serve chopes diferentes como o Antuérpia, de Juiz de Fora (MG), o Inverso e o Caverna, que ainda produz dois chopes próprios.

Do outro lado da Baía de Guanabara, em Niterói, a Cervejaria Noi é uma opção bacana com quatro receitas diferentes. Em função da boa disponibilidade de imóveis para alugar, se hospedar em Niterói é uma alternativa e, pela proximidade, não inviabiliza uma visita aos bares cariocas.

Boteco Colarinho serve cerveja exclusiva em Botafogo

Interior do Rio de Janeiro:

Subindo a serra, as opções são ainda melhores no Rio. Em Petrópolis, a Bohemia é parada obrigatória, onde há visitas guiadas à fábrica, nas quais o cervejeiro mostra os processos de fabricação da bebida, que depois é degustada. A marca lançou três novos rótulos este ano: Bela Rosa, com sabor de pimenta-rosa, Jabutipa, de jabuticaba, e Caá-Yari, com aroma de erva-mate. As cervejarias Buda Beer e Imperial são outras opções. Assim como cervejarias, a cidade também tem uma diversidade de locais para se hospedar, como as mais de 100 casas disponíveis para alugar.

Um pouco mais adiante, em Teresópolis, a charmosa vila Saint Gallen é apaixonante. Seu pequeno tamanho não condiz com a diversidade de chopes oferecidos. O vilarejo cervejeiro se encontra em uma área nobre que concentra boa parte das mais de 70 opções de imóveis anunciados. Com sorte, o turista ainda pode encontrar chopes sazonais da Therezópolis, que são servidos apenas em determinadas épocas do ano na vila.

Se a opção é cerveja boa e sossego, Lumiar ou Penedo são os destinos certos. No primeiro, há a cerveja e o chope Hanz, enquanto no segundo dois restaurantes têm fabricação própria: o Parrilla Penedo e a Casa do Fritz.

Bela Rosa: um dos três novos rótulos da Bohemia

Gostou das sugestões? Agora é só pegar a sua gelada e comemorar essa sexta.

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários