Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

V Encontro Brasileiro de Portadores de Câncer vai discutir a atenção oncológica no Brasil

Publicado em 30/07/2015 Editoria: Saúde Comente!


foto divulgação

foto divulgação

Evento será em Florianópolis, dias 13 e 14 de agosto. Promoção é da AMUCC

A atenção oncológica no Brasil, os tratamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelos planos de saúde, bem como os gargalos que impedem o diagnóstico precoce e o acesso rápido ao tratamento serão discutidos durante o V Encontro Brasileiro de Portadores de Câncer (EBPC) e IX Encontro Catarinense da Mulher Mastectomizada. O evento será realizado dias 13 e 14 de agosto, na Associação Catarinense em Medicina, em Florianópolis, SC, e é promovido pela Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC).

O Panorama da Atenção Oncológica será realizado na tarde do primeiro dia do evento. Participam o médico oncologista Rafael Aliosha Kaliks, do Hospital Albert Einstein e diretor científico do Instituto Oncoguia, a enfermeira Rejane Leite de Souza Soares, consultora do Ministério da Saúde, além do defensor público Gabriel Faria Oliveira, chefe da Defensoria Pública da União em Santa Catarina.

Palestrantes de renome nacional e internacional já estão confirmados, como Bob Chapman, managing diretor – global relay for life – American Cancer Society; Carlos Augusto Rodrigues Véo, cirurgião oncológico do Hospital do Câncer de Barretos; Dulce Magalhães, filósofa, educadora, pesquisadora e escritora; Maira Caleffi, presidente da Femama; Nise Yamaguchi, médica oncologista e imunologista, diretora do Instituto Avanços em Medicina; Luiz Fernando Correa, comentarista de Saúde da TV Globo, Rádio CBN e Globo News e médico do Hospital Samaritano; Herodoto Barbeiro, jornalista, âncora do Jornal da Record News; médico oncologista Rafael Aliosha Kaliks, do Hospital Albert Einstein e diretor científico do Instituto Oncoguia; enfermeira Rejane Leite de Souza Soares, consultora do Ministério da Saúde, e o defensor público Gabriel Faria Oliveira, chefe da Defensoria Pública da União em Santa Catarina.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página da AMUCC: www.amucc.org.br. A programação completa pode ser acessada no link: http://bit.ly/ProgramacaoEBPC2015.

É um evento ímpar na forma e organização no país, pois sua idealização e concretude se dão pelo sujeito da ação: o portador de câncer. Ao longo da programação nossos sobreviventes do câncer e voluntários conduzirão todos os trabalhos e participarão de cada bloco, ativamente. O evento também é destinado a cuidadores, profissionais da saúde, sociedade civil organizada e público em geral.

O tema principal do evento é "O empoderamento de pacientes, Fortalecimento das Organizações de Pacientes e Efetividade do SUS e da Saúde Suplementar". Outros temas do evento são empoderamento de pacientes e o exercício da cidadania, as organizações de pacientes e a formação de redes, o paciente de câncer na mídia, câncer de cabeça e pescoço e câncer colorretal. Também serão abordados os desafios no enfrentamento da doença, como a influência das atitudes positivas no tratamento e a sexualidade do paciente.

Palestrantes e painelistas confirmados:

Anna Monteiro

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-graduação em Negócios de TV & Cinema pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Diretora de Comunicação da Aliança de Controle do Tabagismo. Experiência em Comunicação e Saúde, tendo feito assessoria de imprensa para o Instituto Nacional de Câncer, Fundação do Câncer e consultoria para a Organização Mundial da Saúde.

Bob Chapman (USA)

Managing director, global relay for life – American Cancer Society, INC

Carla Algeri

Jornalista voluntária da AMUCC, especialista em Marketing, mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e funcionária pública, jornalista do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Carlos Augusto Rodrigues Véo

Cirurgião oncológico (oncologia colorretal) do Hospital de Câncer de Barretos. Doutor e mestre em Ciências pela Unifesp e membro titular da Socidade Brasileira de Cancerologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica (Sobracil).

Dulce Magalhães

Educadora, pesquisadora, escritora e palestrante, Ph. D. em Filosofia com foco em Planejamento de Carreira pela Universidade Columbia (USA), mestre em Comunicação Empresarial pela Universidade de Londres (Inglaterra), pós graduada em Marketing pela ESPM-SP, especialização em Educação de Adultos pelas Universidades de Roma (Itália) e Oxford (Inglaterra). Representante brasileira no Seminário de Cultura e Comunicação da Unesco - USA. Autora de diversos livros, foi eleita umas das 100 Lideranças da Paz no Mundo pela Geneve for Peace Foundation. Embaixadora da Paz pelo Programa Milênios de Paz no senado Argentino. Integra o comitê de 80 Lideranças da Paz coordenado pelo ex-presidente Bill Clinton para a elaboração de um Programa Global de Cultura de Paz.

Gabriel Faria Oliveira

Defensor público, chefe da Defensoria Pública da União no Estado de Santa Catarina. Pós-graduado em Direito Público pela Univali, SC.

Herodoto Barbeiro

Jornalista, âncora do Jornal da Record News, editor do Blog do Barbeiro R7.com e autor de livros na área de jornalismo, comunicação corporativa, história e budismo.

Ivan Moritz

Professor aposentado de Urologia da Faculdade de Medicina da UFSC, chefe do serviço de Urologia do Hospital Governador Celso Ramos e chefe da Residência Médica do Hospital Celso Ramos.

Jurema Ramos dos Santos

Diretora da AMUCC e coordenadora do Movimento Outubro Rosa em Florianópolis. Advogada, atuou na área jurídica dos Correios. Tem especialização em Metodologia do Ensino Superior, especialização pela Escola da Magistratura Federal de Santa Catarina e mestrado em Ciência Jurídica.  É membro da BPW Brasil e conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIM.

Leoni Margarida Simm

Socióloga, com especialização em Gestão da Qualidade e Produtividade e Formação em Dinâmica dos Grupos. Servidora aposentada dos Correios. Presidente voluntária da AMUCC. Em 2011 foi selecionada pela American Cancer Society como Embaixadora Global do Câncer para o Brasil.

Luiz Alberto Silveira

Diretor clínico da Oncologia Clínica Florianópolis, formado pela UFSC em 1973, com pós-graduação em Roterdam na Holanda. Membro da Sociedade Brasileira de Cancerologia, de Oncologia e Mastologia.

Luiz Roberto Medina dos Santos

Professor livre docente de Cirurgia pela Faculdade de Medicina da USP, chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Governador Celso Ramos e supervisor do Programa de Residência Médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço do CEPON.

Maira Caleffi

Médica mastologista, com doutorado pelo Guys Hospital Medical School - Universityof London (1991) e pós-doutorado em VanderbiltUniversity - Nashville (USA) (1993). Atualmente é chefe do Núcleo Mama do Hospital Moinhos de Vento, presidente da Femama e BoardMember da UICC desde 2012.

Marlise Mello Cerato Michaelsen

Médica, mestre em Gastroenterologia pela UFRGS, presidenteda AGCP (Associação Gaúcha de Coloproctologia), titular da SBCP (Sociedade Brasileira de Coloproctologia), chefe do Serviço e da Residência de Coloproctologia do HED (Hospital Ernesto Dornelles).

Melissa A. Ribeiro

Administradora de Marketing aposentada, membro do Grupo de Apoio a Laringectomizados do Cepon - GAL e vice-presidente da Associação de Câncer de Boca e Garganta - ACBG Brasil.

Nise Hitomi Yamaguchi

Diretora do Instituto Avanços em Medicina e médica do Hospital Sírio-Libanês e Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e membro do International Prevention and Research Institute. Mestre em Imunologia pela Universidade de São Paulo - USP e doutora em Marcadores Moleculares pela USP em colaboração com o MD Anderson Cancer Center.

Rejane Leite de Souza Soares

Enfermeira, mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais, consultora do Ministério da Saúde, trabalhou por 30 anos no Instituto Nacional do Câncer/MS.

Ronilda Maria Vieira

Vice-presidente da AMUCC, voluntária. Bacharel em Administração de Empresas, com especialização em Administração Pública. Ex-auditora fiscal do Tesouro Nacional - Ministério da Fazenda; diretora administrativo-financeira da Delegacia do Ministério de Minas e Energia e diretora de Pessoal do Departamento Nacional da Produção Mineral. Trabalhou na Secretaria de Estado da Saúde, de 1971 a 1976. Atuou no Instituto Nacional da Previdência Social - Ministério da Saúde, como administradora do IPEA.

Simone Lopes

Farmacêutica Bioquímica da Clínica Integrada da Mama, gerente administrativa e coordenadora do EAD RECAN Mulher da AMUCC, especialista em Gestão do Terceiro Setor e especializanda em Educação a Distância - Gestão e Tutoria.

Tania Mary Gomez

Presidente do Instituto Humsol, de Curitiba, PR; vice-presidente da Femama, idealizadora do Projeto Chaveiro da Vida - Prevenção ao Alcance das Mães, que recebeu reconhecimento mundial em Varsóvia - Polônia, no Congresso Internacional de pacientes.

› FONTE: IMPRENSA AMUCC

Comentários