Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Como evitar lesões do frio

Publicado em 30/07/2015 Editoria: Saúde Comente!


foto divulgação

foto divulgação

As explicações são de Roberta Carvalho, médica da Lâmina Medicina Diagnóstica

No frio, aumentam as dificuldades respiratórias e o risco de ter uma lesão muscular é 30% maior do que no verão. Isso acontece porque o corpo utiliza três quartos de sua energia total para se manter aquecido e, por isso, os músculos recebem uma parcela muito menor de energia do que o normal. Roberta Carvalho, médica radiologista, lembra que, por este e outros motivos, é imprescindível fazer um aquecimento e um bom alongamento antes de praticar qualquer atividade física.

A coordenadora do setor de ressonância e tomografia musculoesquelética da Lâmina revela que, da mesma forma com que tem crescido o número de adeptos a práticas esportivas, cresce o número de pessoas nos consultórios médicos, em especial dos ortopedistas, para diagnóstico e tratamento das lesões. "No inverno tendemos a nos movimentar menos e ficar encolhidos. Para evitar as lesões temos que aumentar a irrigação sanguínea dos músculos e das articulações", explica.

A médica afirma que, como os músculos exigem um pouco mais de atenção no inverno, o tempo dedicado ao aquecimento deve ser maior do que o habitual. Mas a Dra. Roberta é firme ao recomendar a prática de exercícios físicos, mesmo no frio. "Os exercícios feitos regularmente têm papel importante na saúde do organismo. Eles aumentam a imunidade no período em que as pessoas estão mais suscetíveis a ter algum tipo de doença", destaca.

A Dra. Roberta reforça que algumas destas lesões podem ser evitadas quando o exercício é feito de forma correta, com o acompanhamento de um profissional de educação física, com tênis adequados e sem exageros. Por isso a importância de se procurar um profissional capacitado antes de iniciar qualquer atividade", reforça a especialista.

Além destas orientações, a médica afirma que é importante procurar um médico assim que começar a sentir dor, pois muitas lesões podem ser diagnosticadas precocemente, por meio dos métodos de imagem, evitando a progressão para casos mais graves e irreversíveis. "Com um direcionamento médico correto, a chance de os sintomas desaparecerem é grande. Por isso, o ideal é sempre buscar ajuda de um especialista, pois somente ele pode verificar a verdadeira causa da lesão e conduzir o tratamento adequado para o problema", finaliza.

› FONTE: Talk Assessoria de Comunicação

Comentários