Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

O que é importante saber sobre o primeiro imóvel?

Publicado em 24/07/2015 Editoria: Geral Comente!


foto divulgação

foto divulgação

Dicas para quem está buscando o apartamento perfeito

O primeiro item que está na lista dos brasileiros é a tão sonhada casa própria. Querer sair do aluguel está cada vez mais fácil devido aos sistemas de financiamentos que os bancos estão disponibilizando. Contudo, comprar um imóvel é um investimento ha longo prazo, por isso deve ser pensado com muito cuidado, ter um planejamento perfeito para que não haja problemas futuros.

Segundo a Imóvel Rápido “Comprar um imóvel requer planejamento e cuidados para a tão sonhada casa própria não se tornar uma grande dor de cabeça. Os juros para compra de um imóvel no Brasil são dos mais baixos do mercado, mesmo porque o próprio bem é a garantia da compra. No entanto, ainda assim, os juros são elevados. No financiamento imobiliário, os juros variam entre 6,5% e 12%, sendo que os menores juros são para financiamentos subsidiados em programas do governo. Comprar um imóvel seja para começar uma vida a dois ou mesmo para ganhar independência saindo da casa dos pais é um desejo universal. Por isso para não ter surpresas é preciso definir muito bem as condições de pagamento.”

Qual o orçamento disponível para a compra? Planejar é um passo importante quando você está procurando seu imóvel. Buscar o melhor financiamento, a quantidade de parcelas, de quanto será a entrada.  Além disso, é necessário saber quais são as garantias de renda que você terá ha longo prazo, sendo que é um grande investimento. “É preciso aprender a controlar os gastos diariamente, mensalmente e anualmente. Quando se quer comprar um imóvel, este controle deve ser maior, pois estará assumindo uma dívida para muitos anos, talvez para toda a vida, uma dica importante é nunca comprometer mais de 30% dos seus rendimentos familiares mensais com dívidas, incluindo aí a prestação da casa própria.”. No site do Imóvel Rápido você encontrará mais dicas sobre financiamentos, decoração, compra e aluguel de imóveis.

Defina qual é o tipo de imóvel que quer se será casa ou apartamento. O tamanho do imóvel é importante, pois é preciso pensar no futuro. Ele será somente para uma pessoa? Para três? Pensar se o imóvel é usado, novo ou seminovo. Os imóveis novos tendem a ter um preço mais alto, condomínios mais baixos e maiores opções de entretenimento, como piscina, quadra poliesportiva, lavanderia, pet care, garage band entre outros.

Vai comprar um apartamento usado? É preciso alguns cuidados. Ver se a documentação está em ordem. Se o apartamento está sem infiltração, com elétrica e hidráulica em perfeitas condições.

“É importante responder algumas perguntas e anotar as especificações do tipo de móvel que está procurando. Você planeja comprar um imóvel usado em qual bairro? Um apartamento de frente, de fundos ou de lado? Quantas garagens são necessárias? Varanda é necessária? Com ou sem área de lazer? No caso de apartamento, há gastos com condomínio e, muitas vezes, esta obrigação é pesada, dependendo das facilidades e serviços oferecidos no imóvel. A questão da distância do trabalho pode ser um fator importante em função do custo do transporte, em especial em grandes cidades, o que torna a questão da localização do imóvel algo muito importante e também pode significar altos custos de transporte para o trabalho, além do tempo gasto.”, afirma a Imóvel Rápido.

O imóvel precisa atender todas as suas demandas. Por isso pense bem, avalie todas as opções, converse com um consultor ou um corretor, tire todas as dúvidas, feche o negócio somente com todas suas dúvidas sanadas.

› FONTE: Milena Cherubim/Agenciast

Comentários