Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Filhote de baleia Franca encalha no Rio da Madre na Guarda do Embaú, Palhoça (SC)

Publicado em 23/07/2015 Editoria: Meio Ambiente Comente!


O animal era uma fêmea e não tinha lesões externas

Um filhote de baleia franca foi encontrado encalhado morto na tarde de terça-feira (21) no rio da Madre, Guarda do Embaú, em Palhoça (SC). Moradores visualizaram o animal e acionaram a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca/ICMBio e o Protocolo de Encalhes e Emalhes da APA.  Equipes da coordenação do Protocolo de Encalhes da APABF deslocaram-se até o local na quarta de manhã. O filhote aparentava ter entre um e dois meses e não tinha lesões externas. A carcaça do animal ainda estava fresca, era uma fêmea, medindo 5,25 metros de comprimento. A necropsia foi realizada na tarde de quarta-feira e amostras de tecido foram coletadas, para verificar as possíveis causas da morte do animal. Este foi o primeiro encalhe de baleia franca registrado nesta temporada reprodutiva da espécie.

Participaram desta ação representando o Protocolo, a Associação R3 Animal, o Projeto Baleia Franca, a Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC/CERES, e a APA da Baleia Franca/ICMBio, instituições integrantes da Redes de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Brasil (REMAB). A REMAB foi criada pelo ICMBio em 2011 para melhorar o monitoramento e atendimento a encalhes e capturas de mamíferos aquáticos.

As equipes contaram com o apoio fundamental de moradores da praia da Guarda do Embaú, Policia Militar Ambiental de Maciambú, Defesa Civil de Palhoça e Secretaria Municipal de Serviço Público da Prefeitura de Palhoça, para a retirada do animal das margens do rio e destinação adequada para a necropsia e sepultamento.

Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca

O Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca é um programa desenvolvido pela equipe da Unidade de Conservação Federal para prestar assistência aos mamíferos marinhos encalhados na unidade, estabelecendo assim diretrizes entre as instituições executoras deste plano para o desenvolvimento de ações coordenadas para o atendimento destes casos.

A coordenação do Protocolo de Encalhes na Unidade é formada pela APA da Baleia Franca/ICMBio, Projeto Baleia Franca, Associação R3 Animal, Laboratório de Zoologia/UDESC/Laguna, Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da UNESC, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Policia Militar Ambiental.

Baleias Franca

As baleias franca migram anualmente entre áreas de alimentação e reprodução. De julho a novembro a espécie vem para Santa Catarina para acasalar e procriar. O pico de ocorrência é em setembro, sendo os últimos indivíduos avistados em novembro.

A principal área de ocorrência da espécie é na APA da Baleia Franca/ICMBio no litoral centro-sul de Santa Catarina. Porém, a presença em outras regiões do Estado pode ocorrer, e tem sido cada vez mais frequente em função do crescimento e recuperação populacional da espécie no Brasil.

Procedimentos em caso de encalhes e emalhes:

Como ajudar?

- Entre em contato com as instituições responsáveis

Em caso de emalhes:

- Não tente remover a rede

- Registre o local da ocorrência

- Obtenha fotografias do animal, possibilitando a identificação da espécie e documentação do caso, para que possa ser avaliado.

Em caso de animais vivos encalhados na praia:

- Não tente devolver o animal para a água, pois pode ser perigoso devido ao tamanho e peso do animal.

- Ajude a isolar a área mantendo pessoas e animais domésticos afastados

- Obtenha fotografias do animal, possibilitando a identificação da espécie e documentação do caso.

- Colabore com a sensibilização e a conscientização da comunidade

Proteja a sua saúde

- Os animais encalhados podem transmitir doenças aos seres humanos.

- Evite respirar o ar expirado pelos animais.

- Não se aproxime da cauda. São animais grandes em situação de debilidade física, que podem se tornar ariscos com a aproximação de outros indivíduos e causar ferimentos.

Alguns telefones úteis:

APA da Baleia Franca: (48) 3255-6710

Centro Mamíferos Aquáticos/ICMBio: (81) 3544-1056 / 3544-1835

Núcleo de Fauna IBAMA/SC: (48) 3212-3368 ou 3212-3356

Projeto Baleia Franca: (48) 3255-2922

UFSC / Laboratório de Mamíferos Aquáticos: (48) 37217150.

Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da UNESC (Criciúma): (48) 3431-2573

Laboratório de Zoologia/UDESC/Laguna: (48) 9696-6025

Polícia Militar Ambiental: Laguna:(48) 3644-1728/ Maciambú: (48) 3286-1021/ Florianópolis: (48) 3269-7111/ Maracajá: (48) 3523-1870

Comentários