Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Secretaria de Educação de São José capacita professores para identificar problemas visuais

Publicado em 02/07/2015 Editoria: Educação Comente!


Os professores da rede municipal são capacitados para utilizar o método Snellen para identificar problemas de deficiência visual/Fotos:SME/PMSJ

Os professores da rede municipal são capacitados para utilizar o método Snellen para identificar problemas de deficiência visual/Fotos:SME/PMSJ

A iniciativa integra o projeto de Acuidade Visual que atende alunos da rede municipal

O Programa Saúde do Escolar reuniu educadores das escolas de São José para uma nova capacitação sobre acuidade visual. Na oportunidade, a médica oftalmologista Juliana Schneider Goedert orientou os professores sobre como identificar problemas de refração ou deficiência visual em crianças. A iniciativa integra o projeto da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, que fornece óculos gratuitos para alunos matriculados nos 1° e 2° anos do Ensino Fundamental nas escolas da rede municipal de ensino.

Os alunos são identificados pelos professores através do método Snellen, que utiliza uma tabela com letras para fazer o pré-diagnóstico. Aqueles que apresentam alguma dificuldade são encaminhados para o atendimento médico na rede pública de saúde, onde é feito o diagnóstico final. Com a receita médica em mãos e sempre acompanhadas dos pais ou responsáveis, as crianças escolhem os óculos gratuitamente em uma das óticas credenciadas.

Em 2014, mais de 2 mil alunos passaram pela triagem inicial nas escolas. Destes, cerca de 350 crianças foram encaminhadas para o exame clínico. Nesta primeira etapa, foram entregues 83 óculos.

 "Já estamos recebendo respostas das crianças que com o uso dos óculos mudaram o comportamento, apresentando melhor rendimento escolar. Esse retorno é muito importante para a credibilidade no projeto", avalia Juliana. Para a especialista, o resultado é fruto da precisão do trabalho desenvolvido nas escolas.

Para este ano, uma nova triagem está prevista para iniciar em agosto para os alunos que ingressaram nos centros de educação do Município. "Essas ações são essenciais para o controle da deficiência visual na infância e para evitar atraso no aprendizado e no desenvolvimento das crianças", reforça a secretária municipal de Educação, Méri Hang.

De acordo com especialistas, crianças em idade escolar necessitam de atenção especial no que se refere à saúde da visão, pois muitos problemas deste tipo costumam aparecer nesta etapa. O que pode acarretar algumas alterações no comportamento das crianças, como: irritabilidade, insegurança, falta de interesse, dificuldade para a leitura e escrita, além de fadiga no esforço visual.

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José

Comentários