Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Disfunções sexuais atingem mais da metade das portadoras de Esclerose Múltipla

Publicado em 30/06/2015 Editoria: Saúde Comente!


foto divulgação

foto divulgação

Doença ainda sem cura acomete mais de 35 mil brasileiros, sendo em sua maioria, mulheres jovens. Impactos na vida sexual podem ser minimizados com diagnóstico precoce e início imediato do tratamento.

A esclerose múltipla (EM) é uma doença autoimune, que acomete principalmente mulheres jovens, entre os 20 e os 40 anos que estão em fase reprodutiva da vida. No Brasil de forma geral, atualmente, 35 mil pessoas são acometidas pela patologia, ainda sem cura. Quando se trata de distúrbios sexuais relacionados à doença, os números são alarmantes. A ocorrência de disfunções em portadores da EM pode chegar a 90% entre os homens e varia de 55 a 75% nas mulheres, segundo o livro Sexualidade e esclerose múltipla.

De causa desconhecida, ela se caracteriza por afetar o sistema nervoso central provocando dificuldades motoras e sensitivas, que impactam diretamente na vida de seus portadores. "A prevalência de alterações da função sexual em indivíduos com esclerose múltipla é maior quando comparada à população geral. Em termos técnicos, na esclerose múltipla, as células do sistema imunológico atacam a proteção das células nervosas chamada mielina. Com esta agressão que ocorre na mielina, os sinais elétricos ficam atrasados ou impedidos de serem transmitidos entre os neurônios causando diversos danos, seja na área motora, sensibilidade, equilíbrio, controle de funções esfincterianas ou nos processos em que todos estão envolvidos, como a função sexual, em um processo que é irreversível", explica o Dr. Roberto Carneiro, neurologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

As disfunções sexuais na EM podem estar relacionadas a lesões nas diferentes áreas: a sexual, com alteração da lubrificação local, e distúrbios da sensibilidade genital; a neurológica: com espasticidade, déficit motor ou efeitos colaterais de medicamentos; e psicológica, com possível resultado desse conjunto de fatores.

Os sintomas da doença mais comumente descritos são perda de equilíbrio e coordenação motora, formigamento pelo corpo e perda de força e de visão. Esse conjunto de fatores é chamado de surto. A intensidade e o intervalo entre os surtos variam de acordo com o estágio em que o paciente se encontra, e pode deixar sequelas, dependendo da gravidade.

"Apesar do quadro delicado que os pacientes muitas vezes passam, é possível ter o controle da doença com o tratamento adequado, e menor impacto nas relações interpessoais  ou no envolvimento íntimo. Por isso, a importância de procurar rapidamente um especialista, assim que notar qualquer sintoma. Pois, quanto antes o tratamento for iniciado, menor o risco do surto progredir e das sequelas serem graves", alerta.

Segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), apenas cinco mil pacientes recebem o tratamento adequado para a EM no país. Apesar da evolução na medicina e das descobertas na área, ainda é difícil diagnosticá-la precocemente, porque os sintomas se manifestam de formas diferentes em cada pessoa. "É importante falar abertamente sobre eventuais problemas sexuais com o médico, e, em muitos casos, o acompanhamento com psicólogo ou terapeuta sexual é indispensável", completa o especialista.

Tratamento aliado ao dia-dia do paciente

Embora ainda não haja uma cura, os tratamentos buscam reduzir a atividade inflamatória e os surtos, proporcionando uma melhora na qualidade da vida sexual dos pacientes. O estudo BENEFIT, acompanhado ao longo de 11 anos pelos Comitês Americano e Europeu para Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla em Boston, Massachusetts, revela que o tratamento precoce com betainterferona-1b diminui os efeitos das complicações motoras e sensitivas dos portadores em estágio inicial.

O betainterferona-1b faz parte da primeira categoria de opções terapêuticas, os imunomoduladores, que tem por objetivo reduzir a intensidade dos surtos e o intervalo entre eles, agindo sobre os processos imunológicos.  As causas exatas da EM ainda não são conhecidas, mas há dados que sugerem que a genética, o ambiente o qual a pessoa vive e até mesmo um vírus podem desempenhar um papel no desenvolvimento da doença.

 

› FONTE: Erika Figueiredo/Assessora de Imprensa

Comentários