Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Florianópolis é exemplo mundial na coleta e reciclagem de óleo vegetal

Publicado em 30/06/2015 Editoria: Florianópolis Comente!


foto divulgação

foto divulgação

Com o título de cidade que mais coleta e recicla óleo vegetal no mundo, a Capital catarinense já entrou para os recordes do Guinness Book, com 20 mil litros coletados em 2012.

A conquista vem da campanha de conscientização sobre a preservação ambiental e sustentabilidade realizada pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), através do programa ReÓleo, em parceria com a empresa Ambiental Santos.

À frente do programa, o coordenador Luiz Falcão de Moura destaca que a coleta é simples e acarreta grandes benefícios para sociedade, em especial para o ecossistema. Com mais de 200 postos de coletas espalhados na Capital, Falcão explica que para evitar que o óleo utilizado seja descartado na pia ou no solo basta armazenar o resíduo em garrafas PET e entregá-los em qualquer ponto de coleta. "Ao ser encaminhado para reciclagem, o óleo é transformado em matéria prima, como sabão em barra e detergente", informa.

Graças ao apoio da população, o coordenador ressalta que a iniciativa virou exemplo mundial. "Em quase duas décadas de funcionamento, o ReÓleo já coletou e enviou para reciclagem mais de 3 milhões de litros de óleo vegetal, evitando a poluição de rios, lagos, mares, lagoas e lençóis freáticos, uma vez que apenas um litro de óleo é capaz de poluir 1 milhão de litros de água potável", enfatizou.  

Dentro do trabalho de conscientização, Falcão destaca que a ACIF já sensibilizou mais de 20 mil crianças e adolescentes através de palestra e atividades dinâmicas, onde a criança aprende brincando e brinca aprendendo. "A música, a poesia e o telejornal são formas de se interar sobre a importância da reciclagem levando o jovem a reflexão sobre o tema. Assim a criança e o adolescente têm a oportunidade de pensar e repensar o destino correto a tudo, tanto para o óleo, como para o lixo."   

Para saber onde as unidades de coletas estarão trabalhando, basta acessar o site www.acif.org.br/reoleo/pontos-de-entrega. 

› FONTE: Tatiani Magalhães/AGÊNCIA AL

Comentários