Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Pesquisa IBOPE: região Sul concentra a maior quantidade de produtos sem uso por habitante do Brasil

Publicado em 29/06/2015 Editoria: Curiosidades Comente!


foto divulgação

foto divulgação

Estudo encomendado pela OLX aponta que moradores da região acumulam R$ 13 bilhões em itens usados que poderiam ser comercializados

Uma recente pesquisa realizada pelo IBOPE, encomendada pelo site de classificados online gratuitos OLX, mapeou o mercado de produtos usados com potencial de venda no Brasil. Segundo o estudo – realizado com 2.002 pessoas com idade a partir de 16 anos –, 38% dos brasileiros afirmam possuir itens sem uso que poderiam ser comercializados, somando cerca de R$ 105 bilhões. A região Sul desponta como líder em volume de itens usados por habitante, com 48%.

O estudo aponta que cerca de 10,7 milhões de brasileiros que moram na região Sul apresentam itens sem uso em casa e que poderiam ser comercializados. Se somados os produtos, eles têm um potencial financeiro de R$ 13 bilhões.

Entre as categorias de itens com maior potencial financeiro de venda no Sul despontam veículos com R$ 4,9 bilhões e eletrônicos, celulares e informática com R$ 1,7 bilhão. Além disso, produtos das categorias agropecuária, para casa, moda e beleza, bebês e crianças, indústria e comércio, esportes e música, arte e lazer também são mencionados no estudo. Em termos de preço médio por produto, os carros aparecem com R$ 16.327,71. No entanto, na categoria de eletrônicos os destaques são os produtos de áudio e tablets, com preço médio unitário de R$ 655,09 e R$ 596,06, respectivamente.

"Os dados da pesquisa mostram que região Sul possui a maior concentração de produtos sem uso, o que demonstra um alto potencial de crescimento para o mercado de usados nessa localidade", afirma Marcos Leite, Chief Commercial Officer da OLX Brasil. "Cada vez mais, os brasileiros têm descoberto que comprar e vender pela internet traz uma série de benefícios, que vão desde ganhar dinheiro extra, desocupar espaço em casa a adotar uma postura de consumo sustentável. E para facilitar esse caminho, a OLX conta com um aplicativo para dispositivos móveis, que tem como objetivo facilitar as transações realizadas na plataforma" completa o executivo.

A pesquisa também mapeou o uso de plataformas de classificados na internet. A OLX foi à marca mais lembrada do país e, dos respondentes da região Sul, 16% afirmaram conhecer e já ter usado a plataforma de classificados online gratuitos para compra e venda de produtos usados. 

 

› FONTE: Agência Ideal

Comentários