Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Policlínica de Barreiros completa dois meses de atividade e ganha novos investimentos

Publicado em 16/06/2015 Editoria: São José Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O número de profissionais contratados, de equipamentos e serviços está sendo ampliado

Ao completar dois meses de atividade, a Policlínica de Barreiros recebe novos investimentos para ampliar a oferta de serviços e especialidades na rede municipal.

Pela primeira vez, a Secretaria de Saúde de São José contrata proctologista, cardiopediatra e oftalmopediatra, e oferecerá exames de Raios-X de forma independente. Além disso, a equipe recebe novos profissionais para ampliar os atendimentos nas áreas de Oftalmologia, Cardiologia, Mastologia e Fisioterapia. Por mês, cerca de 7 mil atendimentos são realizados, todos através dos encaminhamentos feitos pelas unidades básicas de saúde.

A máquina de Raio-X já chegou e será instalada nos próximos dias, após a adequação dos espaços. Até o momento, os exames radiológicos solicitados pelos médicos são realizados em clínicas particulares, por meio de convênio com a Prefeitura de São José.

O equipamento foi adquirido através programa QualiSUS do Governo Federal. "Recebemos também mais uma máquina de ultrasom para aumentar o número de exames. Já oferecemos ultrasonografia do abdômen, aparelho urinário, próstata, pélvico, transvaginal, região cervical, tireoide, carótidas, mamas, ombros, cotovelo e joelho", explica a diretora da Policlínica de Barreiros, Jane Damásio.

Cardiologistas, endocrinologistas, neurologistas, oftalmologistas, mastologistas, ortopedista, ginecologista e fonoaudiólogo já atendem regulamente no local.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e as farmácias básica e especial completam os serviços ofertados. Como trabalha com especialidades de média complexidade, toda a demanda de pacientes da Policlínica é encaminhada pelas unidades básicas de saúde e, por isso, não é possível agendar consultas diretamente no local.

"Trabalhamos com o Sistema de Regulação que integra todas as unidades do Município. Nesses dois meses, já percebemos que pessoas que aguardavam por atendimento em algumas especialidades, agora estão sendo atendidas", afirma a secretária municipal de Saúde, Suzana Bousfield, ao sinalizar que para isso, a administração atual está fazendo todo esforço para contratar novos profissionais. "A demanda que estava reprimida começa a diminuir", completa.

A equipe de fisioterapeutas que já realiza mais de 200 atendimentos por semana, por exemplo, receberá mais quatros profissionais para ampliar o serviço, em especial no atendimento domiciliar que a Prefeitura de São José oferece, por exemplo, para pessoas acamadas.

"O atendimento é muito bom e começou logo após a operação, quando a unidade de saúde de Campinas me encaminhou para cá", diz Maria Eusébia Horodeck, que entende que o tratamento é muito importante para a recuperação da cirurgia feita no ombro.

Antes, os atendimentos de fisioterapia eram realizados na sede da Secretaria Municipal de Saúde. Agora com o espaço amplo e adequado, inclusive para atender crianças, o número de consultas aumentou consideravelmente.

"Estamos organizando para, em breve, fazer um mutirão que reduzirá a demanda por consultas", destaca Jane. A parceria com o centro universitário da região também tem sido importante para encaminhar casos específicos que podem ser atendidos nas clínicas modelo.

No último sábado (13), a Policlínica recebeu diversos estudante da rede municipal para o segundo mutirão de exames oftalmológicos. Dos atendimentos que estavam agendados, cerca de 30 alunos compareceram para a consulta.

De lá, eles já saíram com a receita e o encaminhamento para receber os óculos gratuitos. Outras iniciativas são coordenadas pelos servidores. Na última semana, por exemplo, uma ação de prevenção ofereceu exames de HIV e Hepatite para jovens. No total, até sexta-feira (12), aproximadamente 60 exames foram realizados no local.

Outras obras

Atualmente, as unidades de saúde de Potecas, Vista Bela e Ceniro Martins estão em fase obras. Quando concluídas, elas contarão com farmácia básica, atendimento odontológico, sala de curativos, equipe de saúde da família, clínico geral, pediatra e ginecologista.

A construção da Policlínica de Forquilhinha, também está em ritmo acelerado, com a previsão de entrega até o final do ano. Parte da licitação para a compra de equipamentos já foi concluída e o restante está em andamento. Também está sendo preparado um novo concurso público para a contratação de pessoal.

Além da Policlínica de Barreiros, inaugurada dia 14 de abril, a Secretaria de Saúde já entregou a UBS do bairro São Luiz e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS i), no bairro Areias.

Serviço

Policlínica de Barreiros

Endereço: Rua Antônio Schroeder, s/ n – Barreiros (Em frente à praça)

Horário de funcionamento - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Telefone: (48) 3288-4392

 

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários