Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Florianópolis terá Coordenadoria da Pessoa com Deficiência

Publicado em 22/05/2015 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

 Representação das entidades da área na administração municipal foi acertada na tarde desta quinta-feira

O prefeito Cesar Souza Junior vai encaminhar à Câmara de Vereadores projeto de lei de criação da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, a primeira do Estado.

Acerto neste sentido foi feito na tarde desta quinta-feira (21), numa reunião com o vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Casa, vereador Edmilson Carlos Pereira Júnior, e representantes de entidades da área. Organizações sociais devem indicar o técnico que vai comandar o novo organismo.

 "Acho que a gente tem condição de avançar muito", comentou o prefeito, que não só garantiu estrutura física para o funcionamento da Coordenadoria como acesso direto a todos os setores da administração municipal. "Tivemos um voto de confiança. Estamos tendo uma grande conquista. A Casa Legislativa toda vai aplaudir o projeto", adiantou o vereador Edmilson, de quem partiu a iniciativa, em atendimento a uma reivindicação do terceiro setor.

A presidente da Associação de Surdos da Grande Florianópolis (ASGF), Sandra Lúcia Amorim, usou a linguagem de sinais para falar ao prefeito, tendo o auxílio de uma intérprete. "Espero, realmente, que este momento marque. Que as questões de acessibilidade para os surdos sejam relevadas e garantidas", comentou.

A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Florianópolis, Elizabeth Teresa Donato das Neves, também aplaudiu a medida. "Estou muito feliz. Acho a iniciativa fantástica. Isso me dá uma satisfação muito grande de que estamos no caminho certo. Saio daqui muito satisfeita. Talvez seja a primeira vez que vejo algo assim: ser nomeado alguém da causa".

 Presenças

Participaram da audiência com o prefeito, ocorrida no Majestic Palace Hotel, representantes da Associação Catarinense de Integração dos Cegos (ACIC), da Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef), da Associação de Surdos da Grande Florianópolis (ASGF), do Instituto de Audição e Terapia da Linguagem (Iatel), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Florianópolis, da Cooperativa de Pessoas com Deficiências (Coepad), do Projeto Artistas Autistas, do Floripa Acessível, da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas (AMA), da Associação de Esportes Adaptados (Acesa), do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e das Comissões da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa Estadual e da OAB, além da comissão da Câmara Municipal.

Esta também foi a primeira reunião pública que contou com a presença da primeira-dama do município, Francine Mendes Souza, para tratar de causas sociais.

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários