Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Equipamento detecta se motorista dirige sob efeito de drogas

Publicado em 22/05/2015 Editoria: Geral Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Um novo aparelho capaz de detectar substâncias entorpecentes na saliva de motoristas foi apresentado aos parlamentares pelo bioquímico Thiago Larroyd durante a suspensão da sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (21), a pedido do deputado Mário Marcondes (PR).

De acordo com Larroyd, trata-se de uma ferramenta certificada para auxiliar os policiais a identificarem motoristas que estejam dirigindo sob o efeito de drogas. O equipamento consegue detectar em sete minutos até oito tipos de substâncias, dentre elas maconha, cocaína, anfetamina, ecstasy e crack. "Hoje os órgãos de fiscalização não possuem instrumentos para isso", disse.

Os deputados Manoel Mota (PMDB), Maurício Eskudlark (PSD), Ismael dos Santos (PSD) e Mário Marcondes elogiaram a iniciativa. "Essa interessante ferramenta pode contribuir muito com a  segurança nas estradas, evitando acidentes", ressaltou Marcondes.  

O bioquímico também exibiu um vídeo sobre outro produto, o bafômetro passivo. O aparelho identifica no ar a presença de álcool, a uma distância de 20 a 30 centímetros. Dessa forma, o motorista não precisa soprar o bafômetro.

› FONTE: ALESC

Comentários