Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Especialista mundial fala sobre redução dos riscos de desastres

Publicado em 19/05/2015 Editoria: Geral Comente!


foto: Evento na Assembleia Legislativa abre Semana da Defesa Civil em Santa Catarina - Eduardo Guedes

foto: Evento na Assembleia Legislativa abre Semana da Defesa Civil em Santa Catarina - Eduardo Guedes

A tarde de atividades da Semana da Defesa Civil de Santa Catarina, nesta segunda-feira (18), foi marcada pela palestra do professor Allan Lavell, considerada uma das mais respeitadas autoridades do mundo na redução de riscos de desastres.

O evento, que teve início na manhã desta segunda, reúne representantes da defesa civil de várias cidades catarinenses, no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa. As atividades da semana prosseguem até domingo (24), em várias cidades do estado.

Lavell abordou na palestra a Conferência Municipal de Redução de Riscos de Desastres, realizada em março, na cidade de Sendai, no Japão. O encontro, o terceiro do tipo, reuniu representantes de 187 países para a elaboração de um marco internacional para a redução de riscos de desastres nos próximos 15 anos.

O professor apontou os elementos que estão envolvidos com os desastres. O primeiro deles é o fator social. “O risco que antecede um desastre é socialmente construído. São habitações que ocupam áreas em que não poderiam estar, má gestão ambiental, mal planejamento, pobreza”, comentou. “Uma casa que desaba por um terremoto foi mal construída, porque ela poderia ser construída para suportar um sismo.”

Outro elemento importante abordado por Lavell é a participação da população e dos agentes sociais na mitigação dos riscos. “Esse não é um problema exclusivo de governo. Precisa haver uma interatividade maior entre os governos e os atores sociais. A população e esses atores têm um papel fundamental para que qualquer redução de riscos tenha êxito.”

Sobre a conferência de Sendai, o professor afirmou que uma das conclusões do evento foi a dificuldade que os países têm em implementar as ações para a redução dos riscos. “As perdas e danos com os desastres cresceram numa proporção muito maior e muito mais rápido que as ações para a redução dos riscos”, comentou.

A conferência, segundo Levell, também destacou a necessidade de investimentos em estudos para a redução dos riscos e no tempo de resposta aos desastres. “A conferência também chamou a atenção para como as mudanças climáticas vão impactar nos riscos de desastres.”

Após a palestra do professor Allan Levell, uma mesa redonda discutiu os desafios para a implantação das decisões da conferência de Sendai na Defesa Civil Nacional, Estadual e nos municípios. O diretor do Escritório da ONU para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR), David Stevens, destacou que o Brasil evoluiu muito principalmente na resposta aos desastres e nos alertas, após as enchentes em Santa Catarina (2008) e na Serra Fluminense (2011), mas ainda falta a redução dos riscos. “Avançamos muito, mas ainda temos muito mais a avançar. Nos destacamos nas políticas de alerta, de contingenciamento, mas não conseguimos retirar as pessoas das áreas de risco”, considerou.

Medalha
A Semana da Defesa Civil tem sequência na noite desta segunda, às 19h30, com a homenagem e entrega das medalhas “Mérito da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina – Governador Colombo Machado Salles”. De terça-feira (19) a domingo (24), os eventos da semana ocorrem em Chapecó, Joinville, Araranguá, Rodeio, Criciúma, Joaçaba, Tubarão, Concórdia, Xanxerê, São Miguel do Oeste, entre outras cidades. A programação completa está disponível no site da Defesa Civil Estadual.

Segundo o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, as atividades da Semana são importantes para fortalecer o sistema de proteção civil em Santa Catarina. “Com a participação de todos, sociedade civil, população, governos, podemos fazer um trabalho diferenciado no país”, comentou.

› FONTE: ALESC

Comentários