Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Boletim sobre a situação da dengue em Santa Catarina confirma 1.634 casos

Publicado em 06/05/2015 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) nesta terça-feira, 5, informa que, de 1º de janeiro a 4 de maio, foram notificados 5.573 casos de dengue em Santa Catarina. Destes, 1.634 casos (29,3%) foram confirmados, 2.917 (52,3%) foram descartados e 1.022 (18,3%) são suspeitos, em investigação.

Do total de casos confirmados, 1.475 (90,3%) são autóctones (transmissão dentro do Estado), 109 (6,7%) são importados (transmissão fora do Estado) e 50 (3,1%) estão em investigação para definição do local provável de transmissão (Tabela 1).

Tabela 1: Casos de dengue, segundo classificação. Santa Catarina, 2015

Classificação

Casos

%

Confirmados

1634

29,3

        Autóctones

1475

90,3

        Importados

109

6,7

        Em investigação

50

3,1

Descartados

2917

52,3

Suspeitos

1022

18,3

Total Notificados

5573

100

 

Do total de casos autóctones confirmados, 1.099 tiveram como local de transmissão o município de Itajaí; 12 em Chapecó, 4 em Itapema e 1 em Joinville. Itajaí vive uma situação de epidemia, com uma taxa de incidência (total de casos novos na população) de 545 casos por 100 mil habitantes.

O acompanhamento semanal de casos mostra que o numero de notificações permaneceu estável até a semana epidemiológica 11 (15 a 21 de março), quando foi registrado o maior número de casos confirmados 241.  A partir da semana 12, verifica-se uma diminuição no número de casos notificados, apontando uma tendência de redução nas últimas semanas.

Em Santa Catarina, até o momento, foram identificados 4.442 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença em 93 municípios catarinenses. Os municípios de Anchieta, Balneário Camboriú, Chapecó, Coronel Freitas, Guarujá do Sul, Guatambu, Itajaí, Itapema, Joinville, Palmitos, Passo de Torres, Pinhalzinho, Planalto Alegre, São Miguel do Oeste, Serra Alta, Xanxerê e Xaxim são considerados infestados pelo mosquito, definição realizada de acordo com a disseminação e manutenção dos focos.

Dengue

É uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus. É transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor retro-orbital (atrás dos olhos), e manchas vermelhas na pele.

Pessoas que estiveram nos últimos 14 dias numa cidade com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentar os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequado.

Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti

Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda

Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo

Mantenha lixeiras tampadas

Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem nenhuma abertura, principalmente as caixas d’água

Plantas como Bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água

Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana

Mantenha ralos fechados e desentupidos

Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana

Retire a água acumulada em lajes

Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados

Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário

Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários