Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Udesc completará 50 anos de história com programação especial

Publicado em 01/05/2015 Editoria: Educação Comente!


foto: Bruna Tonelli/Udesc

foto: Bruna Tonelli/Udesc

Em 20 de maio, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) completará meio século de história. A instituição pública, que leva ensino superior gratuito e de qualidade a todas as regiões de SC, é considerada a quarta melhor universidade estadual do Brasil e a 18ª no geral entre 192 avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). Também é a sétima do país na área de graduação e a primeira no Estado.

Para comemorar a data, a universidade preparou uma extensa programação até novembro deste ano nos 12 centros, distribuídos em dez municípios catarinenses, assim como em polos de ensino a distância.

A abertura oficial das comemorações está marcada para 13 de maio, às 19h, no Museu da Escola Catarinense (Mesc), em Florianópolis. Haverá o lançamento de um documentário especial sobre a história da universidade e de um selo comemorativo dos Correios, além de homenagens aos aposentados, primeiros diretores e técnicos mais antigos da instituição.

A programação terá outros destaques, como a palestra magna do sociólogo espanhol Manuel Castells em 14 de maio, às 20h, no Teatro Governador Pedro Ivo, na Capital, e a Operação Elpídio Barbosa, do Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Udesc, de 15 a 25 de julho, em mais de dez cidades do Norte do Estado.

O evento principal ocorrerá em 20 de maio, às 19h, no Teatro Ademir Rosa (CIC), com o lançamento da "Revista Udesc 50 anos: a trajetória da Universidade dos Catarinenses", com artigos de reitores e diretores que passaram pela universidade, além de linha do tempo e panorama atual da instituição.

Nessa cerimônia, os 14 reitores (ou familiares) que estiveram à frente da Udesc nos primeiros 50 anos e as pessoas que contribuíram para o fortalecimento da universidade serão homenageados com a Medalha Governador Celso Ramos.

Em 27 maio, haverá uma sessão solene na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Também ocorrerão sessões solenes nas câmaras dos municípios com centros de ensino da Udesc. "A programação valoriza as pessoas que construíram nossa universidade e busca nos aproximar ainda mais da sociedade", afirma o reitor em exercício da Udesc, Marcus Tomasi, que preside a Comissão dos 50 anos.

Outras atividades do Jubileu de Ouro

O Jubileu de Ouro da Udesc terá atividades acadêmicas, como seminários de ensino, pesquisa e extensão, nas unidades do Oeste e de Ibirama; o 11º Encontro de Extensão, em Laguna; o Udesc na Praça, em Chapecó; e o Udesc Cefid no Parque, na Capital.

Também serão realizados a Semana de Educação Fiscal e o lançamento da cartilha "Empreendedorismo Mirim", da Udesc Esag, em Florianópolis, e ações como o plantio de 50 ipês na unidade de Balneário Camboriú.

Haverá ainda a Semana da Faed, marco inicial da universidade – a Faculdade de Educação foi criada em 8 de maio de 1963 e, em 20 de maio de 1965, incorporada à Udesc. O destaque será o lançamento do livro "Faed/Udesc – 50 anos de educação (1963-2013)". Já a Orquestra Acadêmica da Udesc fará apresentações em Florianópolis e São Bento do Sul, com lançamento de um CD.

Haverá também uma exposição de fotografias no Mesc; a Mostra de Dança Udesc Cefid, na Capital; o 1º Festival de Música Universitária e Cultura de SC, em Lages; a Semana da Udesc Ceart, em comemoração aos 30 anos do Centro de Artes; e a Semana Cultural da Udesc Joinville, que fará 50 anos em 1º de agosto. Um livro sobre o cinquentenário da unidade de Joinville será lançado.

No esporte, a programação prevê volta ciclística em Lages, a organização dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs), em Pinhalzinho, e os jogos internos dos alunos e dos servidores. A exposição de fotografias "Olhares Pedagógicos" encerrará as comemorações do cinquentenário da Udesc em novembro, nos polos de ensino a distância.

Vocacionada para o desenvolvimento

A Udesc chega aos 50 anos com uma estrutura multicampi, com 12 unidades distribuídas em dez cidades do Estado de Santa Catarina, na Região Sul do Brasil, além de 27 polos de apoio presencial para o ensino a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC).

Os cursos oferecidos são das áreas de saúde, tecnologia, educação, arte e socioeconômicas, sempre voltados para o perfil das regiões catarinenses. Atualmente, são 15 mil alunos distribuídos em 53 cursos de graduação e 38 mestrados e doutorados. Mais de 95% dos professores efetivos são mestres e doutores.

O ingresso na universidade pode ser feito via vestibulares (Verão e Inverno), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e editais de transferência. Ao todo, são oferecidas mais de três mil vagas todos os anos, sendo 20% delas para estudantes de escolas públicas e 10% para alunos negros.

A Udesc mantém 142 grupos de pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPq), nas oito grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Biológicas; da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas; Sociais Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes.

Os professores e alunos da Udesc realizam cerca de 500 ações de extensão por ano em diversas áreas para levar o conhecimento obtido no ensino e na pesquisa ao público externo. As ações gratuitas beneficiam mais de 600 mil pessoas anualmente.

A Udesc oferece completa estrutura, como bibliotecas e laboratórios, em todas as suas unidades. A instituição conta ainda com outros diferenciais, como o Hospital Veterinário, o Laboratório de DNA, a Clínica Escola de Fisioterapia, o Museu da Escola Catarinense, a Editora Universitária, o Escritório de Direitos Autorais e três emissoras de rádio FM.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários