Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura de São José recebe as chaves da sede do Jardim Botânico Municipal

Publicado em 01/05/2015 Editoria: São José Comente!


foto: A estrutura que servirá de sede e a área do Jardim Botânico foram doadas ao Município pela J.A Urbanismo - Daniel Pereira

foto: A estrutura que servirá de sede e a área do Jardim Botânico foram doadas ao Município pela J.A Urbanismo - Daniel Pereira

A proposta é ter um espaço voltado para o estudo e preservação das espécies nativas

São José está prestes a disponibilizar um importante equipamento voltado para educação ambiental, estudo e preservação de espécies nativas da flora brasileira. É o Jardim Botânico Municipal, localizado no bairro Potecas. Na tarde desta quarta-feira (29), o representante da empresa J. A. Urbanismo, Rafael Martins, entregou as chaves do espaço ao superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eduardo Bastos Moreira Lima.

A iniciativa privada foi a responsável pela construção do espaço, que, junto com a área, foi doado ao Município de São José. "É uma satisfação contribuir para que o município ofereça um local adequado para pesquisa e prática da educação ambiental, que será referência em Santa Catarina, colaborando para que a área verde da região seja preservada", diz Rafael Martins.

O Jardim Botânico de São José será o primeiro da região. Além da sede administrativa, está prevista a construção de um anfiteatro para eventos de educação ambiental, trilhas ecológicas, estufa com vegetação nativa e um herbário, uma coleção científica composta por amostra de plantas secas, semelhante a um museu de espécies.

O superintendente Eduardo Bastos destaca o fato de o Jardim Botânico poder contar com os trabalhos da Guarda Municipal Ambiental, que terá sua sede instalada em um anexo à estrutura. "Essa é uma região de mata atlântica e temos uma área remanescente de plantas nativas de grande relevância científica. A presença e proteção dos agentes da Guarda inibirão o desmatamento e despertará a consciência da população", assinala.

A próxima etapa no projeto do Jardim Botânico é sua regularização oficial e enquadramento das documentações técnicas e administrativas necessárias para funcionamento e abertura à visitação pública.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários