Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Vacinação contra gripe começa segunda-feira (04)

Publicado em 30/04/2015 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Em Florianópolis devem ser aplicadas aproximadamente 120 mil doses

A Campanha de Vacinação contra a Gripe será lançada na próxima segunda-feira (04) em todos os centros de saúde de Florianópolis.

A imunização é gratuita para idosos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A meta na Capital é atingir 80% do público-alvo no período da campanha, que vai até 22 de maio.

A campanha é feita anualmente desde 1999, com indicação de novos grupos prioritários a cada ano. A vacina protege contra dois tipos de Influenza A e um tipo de Influenza B. Está prevista para este ano a aplicação de aproximadamente 120 mil doses em Florianópolis. A imunização é contraindicada a pessoas com alergia a ovo ou a doses anteriores.

Entre os anos de 2011 e 2014, Florianópolis alcançou coberturas que variaram de 93,26% (2011) a 81,66% (2014), com as maiores coberturas observadas nos grupos de trabalhadores em saúde. Crianças menores de 5 anos devem receber duas doses para conferir a imunidade. O abandono do esquema impacta significativamente na proteção contra a infecção.

Gripe

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

A melhor forma de prevenir a doença, além da vacina, é lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Outra opção é o uso de álcool gel para higienizar as mãos.

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários