Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Governo do Estado propõe ações para melhorar mobilidade na Grande Florianópolis

Publicado em 27/04/2015 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Ações de curto, médio e longo prazo para melhorar a mobilidade da região metropolitana da Grande Florianópolis foram apresentadas pela equipe da Superintendência da Região Metropolitana da Grande Florianópolis no Seminário de Integração do Plano de Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis (Plamus) nesta quinta-feira, 23, no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis.

O governador Raimundo Colombo ressaltou a importância da integração entre os órgãos para colocar em prática o que foi planejado pelo Plamus. “O trabalho produz uma expectativa muito forte para o problema da mobilidade. Da parte do governo, nós vamos investir e executar o que está se planejando em termos de mobilidade nas principais cidades. Eu gostaria de pedir empenho a todas as pessoas, vamos nos ajudar. Há medidas de curtíssimo prazo, médio e longo prazo que serão essenciais para continuar tendo um Estado modelo”, ressaltou.

Entre as propostas de curto prazo estão integrar os órgãos de gestão de trânsito nos níveis federal, estadual e municipal para dar respostas rápidas a problemas de tráfego e incidentes na região metropolitana. Será elaborado um protocolo de açãopara aproveitar melhor a estrutura que se tem hoje. Outra medida é melhorar a sinalização e eliminar os entrelaçamentos nas pontes. Já na Via Expressa, as sugestões de curto prazo são implantação de terceiras faixas, melhorias na geometria dos acessos e integração da operação com as pontes.

O superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Cássio Taniguchi, reforçou a necessidade de se pensar a mobilidade urbana a partir de três eixos: uso do solo, sistema viário e transporte público. “As cidades foram planejadas para o automóvel e não para as pessoas. Enquanto mais acontecer as misturas de funções de moradia, trabalho, escola e lazer, menos deslocamentos serão necessários. É preciso dar total prioridade ao transporte coletivo”, afirmou Taniguchi.

A principal proposta da Superintendência da Região Metropolitana da Grande Florianópolis é  reestruturar o transporte público coletivo com implantação do BRT em 87 quilômetros na região metropolitana em até cinco anos.

O investimento previsto é de R$ 1,4 bilhão. Outras medidas são oferecer maior mobilidade para pedestres com implantação de 30 quilômetros de Zonas 30 e 146 quilômetros de ruas completas (pedestres, ciclistas, transporte coletivo e automóveis), além de criar 14 quilômetros de ciclovias para ligar as existentes, formando uma rede coesa.   

A longo prazo, a Superintendência da Região Metropolitana irá definir diretrizes para o plano diretor de uso do solo metropolitano com incentivos públicos para a abertura de serviços e empregos próximo a áreas residenciais.

Sobre o Plamus

O Plamus foi contratado diretamente pelo BNDES, com recursos provenientes do Fundo de Estruturação de Projetos (FEP), com acompanhamento direto do Governo do Estado de Santa Catarina e dos municípios da Grande Florianópolis.

O estudo técnico apresentará soluções para os problemas de mobilidade urbana dos 13 municípios da Grande Florianópolis: Anitápolis, Rancho Queimado, São Bonifácio, Angelina, Antônio Carlos, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu, Governador Celso Ramos, São José, Palhoça e Florianópolis.

 de resíduos sólidos e meio ambiente. 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários