Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Conselho Estadual dos Povos Indígenas lembra Dia do Índio com apresentação cultural no CIC em Florianópolis

Publicado em 18/04/2015 Editoria: Cultura Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Para lembrar o Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril, o  Conselho Estadual dos Povos Indígenas (Cepin/SC) vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação organiza juntamente com a sociedade indígena uma apresentação na sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) dia 30 de abril a partir das 14h. 

Dados do Censo Demográfico do IBGE de 2010 apontam que existem mais de 18 mil indígenas em Santa Catarina. Destes, 9 mil vivem em aldeias e pertencem as etnias Kaingang, Guarani e Xokleng. Eles encontram-se em municípios do Alto Vale do Itajaí, das regiões Norte e Oeste e na Grande Florianópolis. O Cepin existe para auxiliar essa população. Ele tem como função a proteção, a promoção, o fortalecimento e a valorização indígena.

“Não deixaremos a data passar em branco. Ela serve para refletirmos sobre a importância e preservação dos povos indígenas, a manutenção de suas terras e o respeito a sua cultura”, destaca Maria Iris Bessa, secretária executiva do colegiado.  

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários