Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Quatorze anos depois, São José ganha uma nova Policlínica

Publicado em 17/04/2015 Editoria: São José Comente!


foto: Daniel Pereira

foto: Daniel Pereira

A Policlínica de Barreiros inicia os atendimentos à população nesta quinta-feira (16)

A noite desta terça-feira (14) marcou um novo capítulo na história da Saúde de São José. Quatorze anos depois, o município ganhou uma nova policlínica para o atendimento da população. O relógio marcava exatamente 21h12min quando as portas da Policlínica de Barreiros foram abertas ao público. No prédio, com três andares, serão oferecidas nove especialidades médicas, exames, Clínica de Fisioterapia, farmácia, Centro de Especialidades Odontológicas e Centro de Testagem e Aconselhamento. A unidade está localizada na Rua Antonio Schroeder, em frente à Praça Antonio Schroeder, em Barreiros.

 

Um grande público acompanhou a solenidade de inauguração, que foi iniciada com a apresentação do Coral Municipal dos Idosos de São José, com a regência do professor Wanderli Nunes de Andrade. Participaram da cerimônia a prefeita Adeliana Dal Pont, o vice-prefeito José Natal Pereira, a secretária municipal de Saúde, Suzana Bousfield; o secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Gilson José Botelho, representando o governador Raimundo Colombo; o superintendente de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde, Clécio Antonio Espezim; representando o secretário João Paulo Kleinubing; o deputado estadual Mário Marcondes, o presidente da Câmara de Vereadores, Orvino Coelho de Ávila; os vereadores Sanderson de Jesus e Neri do Amaral, o comandante do 7º Batalhão da PM, ten-cel Emiliano Guesser; o comandante do 10º BBM, ten-cel César Assunção Nunes; o presidente da Aemflo/CDL, Marcos Antonio Cardozo de Souza; e o representante do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Vitorino, secretários municipais, servidores e lideranças comunitárias.

A secretária Suzana Bousfield iniciou sua fala agradecendo ao empenho dos servidores da Secretaria de Saúde que se dedicaram nos últimos dias, inclusive durante o feriado, para deixar tudo pronto para a inauguração da Policlínica. Ela destacou o significado do momento, lembrando que setembro de 2001, a então secretária de Saúde, Adeliana Dal Pont, inaugurava a Policlínica de Campinas e que agora, quase 14 anos depois, como prefeita, Adeliana entregava a Policlínica de Barreiros.

Suzana explicou que a inauguração da Policlínica de Barreiro marca a implantação do serviço de referência no município de São José, concentrando o atendimento de nove especialidades médicas, entre elas, Cardiologia, Ortopedia, Neurologia e Oftalmologia. A nova unidade contará ainda com a Clínica de Fisioterapia, oferecendo um serviço inédito no município, e o Centro de Especialidades Odontológicas. "Na Policlínica de Barreiros teremos uma média de 14 mil atendimentos médicos e odontológicos por mês e cerca de 5 mil exames. É uma nova estrutura que foi preparada, equipada e que conta com uma equipe qualificada para oferecer um atendimento de qualidade para o cidadão josefense", assinalou a secretária.

O vereador Neri do Amaral destacou a importância dos investimentos em Saúde, lembrando que esta á uma das principais demandas da sociedade. "Quem ganha é a população de São José que agora recebe uma obra deste gabarito", afirmou. Já o vereador Sanderson de Jesus apontou que a região de Barreiros necessitava deste equipamento, que atenderá à toda população de São José. "Nós vereadores, que temos a missão de fiscalizar, cobramos muito esta obra. Juntamos força com a Prefeitura para contatar da empresa e chegamos a entre momento de entregar a obra como ela deveria ter sido executada", ressaltou Sanderson.

A prefeita Adeliana Dal Pont iniciou sua fala relembrando os motivos que impediram a Prefeitura de abrir a Policlínica de Barreiros antes. Segundo a prefeita, a estrutura da unidade estava pronta em 1º de janeiro de 2013, quando ela assumiu o cargo. "Mas eu não consigo entregar uma obra se ela não tem rede de esgoto e nem rede de água. Também não posso abrir uma unidade de saúde se o prédio não atende as exigências do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária", justificou. Segundo a prefeita, foram necessárias muitas reuniões e vistorias até que fossem realizadas todas as adequações para que a estrutura fosse autorizada a funcionar como uma unidade de saúde.

Adeliana lembrou os compromissos assumidos e destacou que a Saúde é sua principal bandeira. Além da Policlínica de Barreiros, neste ano, a Prefeitura já entregou a UBS São Luiz e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS i). "Ainda no primeiro semestre vamos entregar a UBS de Potecas e, mais para frente, a unidade do Vista Bela. Até o final do ano entrego a Policlínica de Forquilhinha e, se tivermos fôlego, também a UBS do Ceniro Martins. Precisamos recuperar nossa estrutura, porque São José ficou muitos anos sem abrir uma nova porta na Saúde. E abrindo novas portas o atendimento é dividido, se torna mais humanizado e com melhor qualidade. Tenham certeza que não estamos medindo esforços para que a cidade tenha um serviço de Saúde de referência como o nosso cidadão merece", completou a prefeita.

A unidade de Barreiros funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Serão cerca de 70 profissionais trabalhando no local para atender à população. A secretária de Saúde lembra, no entanto, que o atendimento na Policlínica precisa ser agendado. "A população deve continuar procurando a Unidade Básica de Saúde do seu bairro para o atendimento médico e acompanhamento de rotina. Se houver necessidade, o médico da unidade é que fará o encaminhamento para a Policlínica", explica Suzana.

Reforma

A abertura da Policlínica de Barreiros também permitirá que a Prefeitura inicie a reforma da Policlínica de Campinas. Para não comprometer o atendimento para a população, os servidores serão remanejados para a unidade de Barreiros. "Estamos abrindo o processo para a obra e, assim que for assinado o contrato, devemos ter a estrutura pronta em cerca de dois meses", diz a secretária de Saúde.

Confira como fica a estrutura de atendimento nas policlínicas de Barreiros e Campinas:

Policlínica de Barreiros

Especialidades

- Cardiologia: Cardiologia Clínica, Teste Ergométrico e Eletrocardiograma

- Endocrinologia: adulto e pediátrica

- Neurologia: Neurologia Clínica e Eletroencefalograma

- Oftalmologia: Oftalmologia Clínica adulto e infantil

- Mastologia: Mastologia Clínica e Biópsia de Mama

- Ortopedia: Ortopedia Clínica

- Ginecologia: Ginecologia de Alto Risco e Colposcopia

- Fonoaudiologia: Fonoaudiologia Clínica

- Urologia

- Ultrassonografia: abdome total, abdome superior, aparelho urinário, próstata, pélvico feminino, pélvico transvaginal, região cervical, tireóide, carótidas, mamas, ombros, cotovelo e joelho.

- Centro de Especialidades Odontológicas e Raio-X Odontológico

- Fisioterapia

- Farmácia Básica

- Farmácia Especial

- Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

 

Policlínica de Campinas

- Geriatria: Geriatria Clínica

- Otorrinolaringologista: Otorrino Clínica

- Dermatologista: Dermatologia Clínica e procedimentos dermatológicos

- Pneumologia: Pneumologia Clínica e espirometria

- Pediatria Alto Risco: consulta em alto risco

- Nutrição

- Reumatologia

- Programa Ostomizados

- Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

- Farmácia Básica

- Farmácia Especial

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários