Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

2ª unidade do Sesi Matemática é inaugurada em São José

Publicado em 01/04/2015 Editoria: São José Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Programa que ensina a disciplina de maneira desafiadora e lúdica atenderá 650 trabalhadores da Educação de Jovens e Adultos

A FIESC lançou nesta terça-feira (31) o programa SESI Matemática na unidade do SESI em São José. A iniciativa alia modernas práticas educacionais a recursos tecnológicos, como games on line, para o ensino da disciplina.

Por meio de uma metodologia desafiadora, lúdica e divertida, mostra como resolver problemas de maneira dinâmica mantendo o estudo dos conceitos da disciplina. “Pela educação nós transformaremos o País.

Esta é a contribuição mais valiosa que a indústria pode dar. Que esta fase de crise nos inspire a realizarmos mudanças estruturais, que deem sustentabilidade e durabilidade ao crescimento e desenvolvimento do Brasil”, disse o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, durante solenidade de lançamento.

A iniciativa beneficiará 650 trabalhadores que estão cursando a Educação de Jovens e Adultos na unidade. Desenvolvido pela FIRJAN, o programa inclui kits com materiais didáticos e bibliografia básica; formação continuada de professores; sistema de avaliação e acompanhamento pedagógico.

“Queremos que os estudantes tenham uma educação que tenha a ver com o tempo em que eles estão vivendo, com conectividade, entusiasmo, alegria e brincadeira. O programa mostra que a disciplina de matemática está presente no dia a dia de todos. E para isso, combinamos a metodologia participativa com a tecnologia”, explica a gerente de Educação Básica do SESI do Rio de Janeiro, Hozana Cavalcante Meirelles.

O superintendente do SESI, Fabrizio Machado Pereira, salientou que o Brasil apresenta desempenho insatisfatório na disciplina.

“Nosso país ocupa a 58º posição no ranking mundial de desempenho da matemática (PISA - 2012), muito atrás da China, Singapura e Hong Kong, que aparecem nas primeiras posições”, afirmou, acrescentando que em relação aos países da América Latina, o Brasil também apresenta defasagem, atrás do Uruguai, Chile e México. “Isso é resultado direto da má formação da matemática em sala de aula”, conclui.

O SESI Matemática tem como diferencial o foco no uso de novas tecnologias em conjunto com aquelas utilizadas em uma sala de aula tradicional.

O professor tem a sua disposição tanto um quadro branco, para explicações e registros, como também uma lousa digital com internet e suporte para interatividade. Dessa forma, é possível apresentar vídeos com exemplificações de conceitos, acessar softwares e plataformas de games MangaHigh.

O projeto começou na unidade escolar de Criciúma, atendendo 90 estudantes das séries finais do ensino fundamental e cerca de 580 trabalhadores que frequentam os cursos de educação básica para jovens e adultos.

As regiões do Vale do Itajaí Mirim, Meio Oeste, Vale do Itapocu, Joinville, Oeste e Extremo Oeste também serão contempladas pelo programa, beneficiando mais 4,2 mil estudantes. As regiões do Vale do Itajaí, Alto Vale, Serra e Planalto Norte também participarão da iniciativa com o kits itinerantes. Mais informações sobre o SESI Matemática no site www.firjan.org.br/sesimatematica .  

 

 

› FONTE: Fiesc

Comentários