Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

249ª Procissão do Senhor dos Passos acontecerá nos dias 21 e 22 de março

Publicado em 19/03/2015 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Organização aposta em estratégias para um maior engajamento do público jovem nesta que é a maior e mais antiga manifestação religiosa de Santa Catarina

Será realizada nos dias 21 e 22 de março a 249ª edição da Procissão do Senhor dos Passos, que deverá reunir mais de 60 mil fiéis no cortejo pelas ruas do Centro de Florianópolis.

Esta, que é a mais antiga e maior celebração religiosa de Santa Catarina, foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina e está com processo em andamento, junto ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), para ser registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Quatro importantes momentos marcam o evento: a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos, feita na quinta-feira que antecede a Procissão; a Procissão do Carregador, a ser realizada na manhã de sábado (dia 21), quando membros da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e populares transportam até a Catedral Metropolitana os utensílios que serão usados à noite, na Procissão da Transladação das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores; e por fim, na tarde de domingo (dia 22), acontece a Procissão propriamente dita, que consagra o final dos festejos.

Ronaldo Koerich, coordenador geral do evento, aposta em estratégias para aproximar o público jovem da Procissão.

“Mais uma vez estamos inovando, reforçando o nosso desejo de ver cada vez mais um número maior de jovens na Procissão, convidando-os para que conheçam a história e a importância desta realização. Já incluímos uma ala jovem no cortejo e mais: neste ano, que marca os 250 anos da Irmandade do Senhor dos Passos, estamos realizando um trabalho junto aos grupos de jovens da Grande Florianópolis para sensibilizarmos um número ainda maior de pessoas e perpetuar a tradição”, afirma.

Além disso, a Procissão do Senhor dos Passos passou a contar com uma página no Facebook,https://www.facebook.com/procissaosenhordospassos, para interagir ainda mais nessa ferramenta tão importante nos dias atuais.

Ainda no intuito de trazer de volta os jovens para participar da Procissão do Senhor dos Passos, a celebração terá o envolvimento de dois padres que se destacam por sua influência no segmento jovem: Padre Márcio Alexandre Vignoli, de Balneário Camboriú, que fará a condução da Procissão do Senhor dos Passos no sábado à noite e no domingo a tarde o sermão será realizado pelo Padre Valmir Silvano. A Procissão contará ainda com a participação do Padre Pedro Koehler, bem como do Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Jönck.

Comodidade e souvenirs

A organização da Procissão do Senhor dos Passos vai disponibilizar banheiros químicos no decorrer do trajeto, para comodidade dos fieis. Assim como em 2013, todo o percurso terá sonorização, o que permitirá que o público acompanhe o áudio da Procissão em tempo real pelas caixas de som dispostas por todo o trajeto. Ambulâncias estarão de plantão para atender possíveis emergências.

A Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, por meio de seu grupo de voluntárias, está distribuindo souvenirs alusivos a Procissão. São suportes para a vela, medalhinhas, fita do Senhor dos Passos, camisetas, cartazes, réplicas da imagem do Senhor dos Passos em dois tamanhos, entre outros artigos estilizados.

O novo CD da Camerata Florianópolis (em homenagem aos 250 anos da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos), com músicas da Procissão, e demais produtos encontram-se a venda na Capela Menino Deus, anexa ao Imperial Hospital de Caridade.

A imagem

A imagem representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo.

A túnica de tecido roxo decorada com bordados dourados deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos naturais. Com semblante verdadeiro, encanta a milhares de devotos que o seguem durante a Procissão.

Em 2015, as 20 réplicas, produzidas no intuito de democratizar ainda mais a devoção pelo Senhor Jesus dos Passos, estarão expostas nas paróquias da Prainha, Catedral Metropolitana de Florianópolis, Santo Antônio (Centro), Agronômica, Capelania da Polícia Militar, Trindade, Monte Verde, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa, Canasvieiras, Ponta das Canas, Ingleses, Santinho, Lagoa da Conceição, Ribeirão da Ilha, Saco dos Limões, Estreito, Coqueiros, Capoeiras e Capela São Miguel, do bairro João Paulo.

Após a Procissão, as réplicas serão recolhidas e os fiéis poderão apreciar a imagem original, durante todo o ano, na Capela Menino Deus, localizada no Centro da Capital. 

História

Há 249 anos a Procissão do Senhor dos Passos ganha as ruas do centro da capital catarinense como símbolo de fé e história. A festividade iniciou em 1766, após dois anos uma embarcação com destino a cidade de Rio Grande (RS), ter atracado na Ilha do Desterro trazendo a imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos.

Por uma vontade divina, assim acreditaram os católicos da Ilha, a vinda por engano da escultura que rememora o sofrimento de Jesus Cristo crucificado, se tornou símbolo de devoção. A imagem é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas. Hoje, a Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2004 e está com um processo em andamento para que seja registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Programação

Dia 20/03/15 – Sexta-feira

19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Local: Capela Menino Deus

 

Dia 21/03/15 – Sábado

7h30 – Missa e Procissão do Carregador

Local: Capela Menino Deus

18h – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos

Local: Capela Menino Deus

20h – Transladação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino de Deus para a Catedral Metropolitana

 

Dia 22/03/15 – Domingo

9h30 – Missa com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos

Celebrante: Dom Wilson Jönck

Local: Catedral Metropolitana de Florianópolis

16h – Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores

Pregador: Padre Valmir Silvano

 

Dia 23/03/15 – Segunda-feira

8h30 – Missa de Ação de Graças

Local: Capela Menino Deus

 

› FONTE: Apoio Comunicação

Comentários