Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cursos do Festival Dança Catarina têm locais definidos

Publicado em 18/03/2015 Editoria: Cultura Comente!


foto: Antônio Padro

foto: Antônio Padro

A cada ano cresce a expectativa de estudantes catarinenses em participar do tradicional Festival Escolar Dança Catarina, realizado pela Fesporte desde 1992. 

As disputas entre escolas, que envolvem em média 10 mil estudantes entre 15 a 17 anos, iniciam com as etapas microrregionais em agosto de 2015, mas a partir de abril o festival começa a movimentar as cidades com os cursos preparatórios de dança destinados aos professores que trabalham com a competição nas escolas catarinenses.

Pelo cronograma das ações Brusque será o primeiro município a sediar os cursos de dança no período de 22 a 24 de abril.

Depois os cursos chegarão à Ibirama, de 25 a 27 de abril, passando por Jaraguá do Sul (de 28 a 30 de abril) e São Joaquim (de 13 a 15 de maio.). O ciclo passa por oito municípios até finalizar em Campos Novos no período de 4 a 6 de junho. A partir de junho o Dança Catarina começa a sua fase de disputa entre grupos de danças de escolas catarinenses.

No conteúdo programático dos cursos com duração de 20 horas estão incluídos a dança contemporânea, figurinos e coreografia, danças populares, noções básicas de iluminação e dança de salão, interpretação cênica e stret jazz (video clip).

Segundo João Biasotto, um dos coordenadores do festival, a expectativa para este ano é bem positiva quanto à participação dos educadores nos cursos.

“Já no ano passado tivemos um aumento de participação em relação a 2013. A tendência natural é que a cada ano estas aulas preparatórias cresçam ainda mais no gosto dos professores, pois já há um comercial natural entre eles sobre os cursos. Quem participa indica a um amigo e assim essas ações vão se mantendo viva”, diz.

Para o presidente da Fesporte, Marcelo Kowalski, o Festival é uma das ações mais significativas da instituição. “Para se ter uma ideia as escolas campeãs das etapas regionais ganham o direito de participar do Festival de Dança de Joinville, o maior festival do gênero do mundo. Ou seja, o festival organizado pela Fesporte oportuniza a criança que gosta da dança a realizar um sonho”, finaliza o dirigente.

Cronograma dos cursos

22, 23 e 24 de Abril - Brusque

 

25, 26 e 27 de Abril - Ibirama

 

28, 29 e 30 de Abril - Jaraguá do sul

 

13, 14 e 15 de Maio - São Joaquim

 

26, 27 e 28 de Maio - Alto Bela Vista

 

 29, 30 e 31 de Maio - Xanxerê

 

01, 02 e 03 de Junho - São Miguel do Oeste

 

04, 05 e 06 de Junho - Campos novo

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários