Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Aulas funcionam normalmente na rede estadual de ensino

Publicado em 12/03/2015 Editoria: Educação Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

As aulas na rede estadual de ensino funcionaram normalmente nesta quarta-feira (11). De acordo com dados das Gerências de Educação das Secretarias Regionais, em nenhuma escola houve paralisação e foram registrados casos pontuais de aulas com duração de 30 minutos, conforme decisão tomada em assembleia dos professores, na última terça-feira (10).

Na regional de Jaraguá do Sul, por exemplo, as aulas permanecem normais nas 31 unidades escolares da rede pública estadual e também não houve adesão à decisão de aulas com duração de 30 minutos. Segundo a gerente de educação da regional, Lorita Zanotti Karsten, o aluno não pode ser prejudicado.

“Vamos cumprir 800 horas de carga horária e 200 dias de efetivos trabalhos, conforme determina a lei”, afirma Lorita, em referência à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

A mesma situação foi verificada na regional de Lages, que possui 45 escolas, 1,5 mil professores atendendo 30 mil alunos e não houve nenhum registro de interrupção das aulas.

A regional de Campos Novos, com 16 escolas em oito municípios, também não registrou aulas de 30 minutos. Na SDR de Dionísio Cerqueira, em apenas uma escola teve professor ministrando aulas de 30 minutos aos alunos. Na regional de Florianópolis, houve o registro de professores ministrando aulas de 30 minutos em 7% das 118 escolas.

O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, afirmou que as aulas de 30 minutos são ilegais e será registrado 1/3 de falta. “Isso fere as legislações estadual e federal, além de ir contra a aprendizagem dos alunos”, alegou.

É necessário que os pais e responsáveis fiquem atentos à garantia desse direito e acompanhem o cumprimento das aulas e, principalmente, se o conteúdo previsto foi lecionado, podendo acionar a Gerência Regional de Educação ou a Secretaria de Estado da Educação para garantir este direito a seu filho.

O secretário ainda afirmou que mantém aberto o canal de comunicação com os professores da rede estadual de ensino.

“Ouvimos muito a categoria durante 14 reuniões envolvendo as escolas das 36 regionais e continuaremos o diálogo com os professores”, explicou. A SED reconhece o direito de livre manifestação dos professores, mas entende que isso deva ocorrer em dias, horários e locais que não tragam prejuízos aos alunos, aos pais e à sociedade.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários