Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Defesa Civil do Estado monitora formação de ciclone subtropical em Santa Catarina

Publicado em 10/03/2015 Editoria: Meio Ambiente Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A Defesa Civil de Santa Catarina e meteorologistas da Epagri/Ciram trabalham no monitoramento da formação de um ciclone subtropical, no oceano.

O fenômeno se desloca do Litoral de São Paulo, em direção ao Sul do país. A previsão é que os possíveis efeitos cheguem a Santa Catarina no início desta semana e possam se prolongar até quinta-feira, 12. Os efeitos devem ser sentidos mais na Grande Florianópolis e Região Sul do Estado.

De acordo com o diretor de prevenção da Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiano de Souza, o ciclone que se aproxima do Estado pode influenciar com chuva concentrada, ressaca e ventos fortes.

"Estamos monitorando em tempo integral. O cenário mostra uma movimentação do ciclone para o alto mar. No entanto, os boletins são emitidos diuturnamente, para evitar surpresas. As defesas civis locais também foram orientadas a emitir avisos e alertas, principalmente na faixa litorânea” disse.

O ciclone em formação deverá ser denominado de Cari, pela Marinha do Brasil, não é o primeiro neste ano. Em fevereiro, outro semelhante com nome de Bapo passou pela costa brasileira.

Ao contrário do Bapo, o que está em formação tem previsão de se aproximar mais da costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, oferecendo risco especialmente à navegação e à atividades de pesca, devido aos ventos fortes e condições de mar muito agitado. Entre terça, 10, e quarta-feira, 11, o vento do quadrante sul fica persistente e mais intenso, gera ondas altas de até três metros junto à costa.

A orientação da gerência de monitoramento e alerta da Defesa Civil é o acompanhamento das atualizações no site da Defesa Civil e nas redes sociais.

Conforme as previsões do Ciram, a média diária prevista é de 20 a 40 mm no Litoral com pontuais de 80 à 100 mm, entre Florianópolis e o Litoral Sul. Embora não estejam descartados volumes superiores a 100 mm em algumas cidades, com risco de alagamentos e deslizamentos.

VentosOs ventos ficam mais intensos e persistentes no Litoral de SC, de quadrante sul e acima de 60 km/h (vendaval), com rajadas podendo superar este valor. Essa condição deixa o mar muito agitado entre Florianópolis e o Litoral Sul, com ondas em torno de 2,5 a 3m.

AVISO METEOROLÓGICO

Nesta segunda, 9 e terça-feira, 10, ocorre chuva mais intensa no Litoral por influência de um ciclone subtropical no oceano. Média diária de 20 a 40 mm no Litoral com pontuais de 80 a 100 mm, entre Florianópolis e o Litoral Sul com pontuais de 80 a 100 mm, podendo superar 100 mm em algumas cidades, com risco de alagamentos e deslizamentos.

Na quarta, 11 e na quinta-feira, 12, ainda ocorre chuva no Litoral, especialmente no Litoral Sul onde se espera pontuais de 30 a 50 mm.

RISCO PARA O MAR: entre terça, 10, e quarta-feira, 11, os ventos ficam mais intensos e persistentes no Litoral de SC, de quadrante sul e acima de 60 km/h (vendaval), com rajadas podendo superar este valor. Essa condição deixa o mar muito agitado entre Florianópolis e o Litoral Sul, com ondas em torno de 2,5 a 3 metros próximo à costa de terça, 10 a quinta-feira, 12, com risco de ressaca especialmente na quarta e quinta-feira, desfavorável a navegação e atividades de pesca. Recomendações da Defesa Civil SC

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários