Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

SamuVet conquista Prêmio Expressão de Ecologia

Publicado em 27/02/2015 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Arquivo PMF

Foto: Arquivo PMF

Serviço foi criado para atendimentos emergenciais a bichos sem dono, como cães e gatos acidentados ou cavalos abandonados em situações de risco

Uma das iniciativas mais inovadoras da Prefeitura de Florianópolis, a criação do SamuVet (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária) acaba de conquistar o 22º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Bem-Estar Animal. Certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental do Sul, o Prêmio Expressão de Ecologia é o mais completo mapa da evolução empresarial na busca da sustentabilidade nas duas últimas décadas. A premiação conta com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e dos três órgãos ambientais públicos do Sul - SEMA/IAP (PR), Fatma (SC) e Fepam (RS) -, que têm representantes no grupo de jurados.

Em seus seis meses de atuação, o SamuVet já atendeu a mais de 100 ocorrências com animais sem dono, principalmente em situações de atropelamento ou outras avaliadas como de extrema necessidade. A ambulância entrou em operação em agosto e é a única do País a oferecer o serviço de resgate de animais feridos.

O SamuVet presta atendimento a animais errantes, que não tenham proprietário e estejam em local de acidentes. Nesse caso, são resgatados os atropelados em via pública que colocam o trânsito ou as pessoas em perigo, animais ferozes que tenham de fato atacado pessoas em via pública, cavalos soltos na rua, também em situação de risco, ou animais utilizados na prática de farra do boi, desde que estejam contidos no local.

A ambulância é acionada exclusivamente pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), diante de ocorrências atendidas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, em casos avaliados como de extrema necessidade.

› FONTE: Carla Argolo Assessora de comunicação Secretaria Municipal de Saúde

Comentários