Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura no Bairro volta neste sábado (28) a atender a comunidade

Publicado em 26/02/2015 Editoria: Florianópolis Comente!


Córrego Grande será a 44ª localidade a ser visitada pelo governo itinerante

A administração municipal retoma no próximo sábado (28) o projeto Prefeitura no Bairro. Em 2015, o governo itinerante vai iniciar pelo Córrego Grande, e o evento será realizado na Avenida Governador José Boabaid, a partir das 9 hs, com apresentação cultural. O prefeito Cesar Souza Junior e seu secretariado vão voltar a ouvir diretamente os anseios populares nesta que será a 44ª edição do projeto.

O Prefeitura no Bairro encerrou o ano de 2014 tendo realizado 43 edições nos dois primeiros anos da gestão. Além disso, já cumpriu mais da metade das 80 ações relativas ao projeto previstas no Plano de Metas do governo.

Ao todo, em torno de 20 mil cidadãos tiveram algum envolvimento com o Prefeitura no Bairro nos últimos dois anos. Isto se deu através de apresentações de pleitos, de demandas solucionadas, de pedidos e recebimentos de informações ou até mesmo de manifestações de agradecimentos pelos atendimentos.

A Secretaria Municipal de Obras foi campeã em número de reivindicações, com cerca de 20% do total. No mais, os pedidos de ações tiveram a ver, principalmente, com as secretarias da Habitação e Saneamento Ambiental, Saúde e Educação, entre outras, nesta ordem.

Abrangência

As ações do Prefeitura no Bairro abrangem o Continente, o Maciço do Morro da Cruz, o Centro, e o Sul, Norte e Leste da Ilha de Santa Catarina.

No primeiro ano da gestão, o Prefeitura no Bairro esteve presente em Canasvieiras, Monte Cristo, Campeche, Pantanal, Estreito, Itacorubi, Monte Serrat, Rio Vermelho, Coqueiros, Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição, Vargem do Bom Jesus, Vila Aparecida, Coloninha, Costeira, João Paulo, Barra da Lagoa, Morro da Caixa, Canto do Lamim, Vila do Arvoredo, Morro do 25, Carianos, Trindade, Morro do Mocotó, Chico Mendes, Tapera, Capoeiras, Ingleses, Morro do Horácio, Monte Verde e Santo Antônio de Lisboa.

No ano passado, foram ouvidas as comunidades Vila São João e conjunto habitacional Panorama (de 42 blocos de apartamentos), Jurerê, Abraão, Ratones, Armação, do Sapé, Pântano do Sul, Jardim Atlântico, Ribeirão da Ilha, Vargem Grande, Mocotó, Jagatá e Queimada, e Santa Vitória.

Providências

Uma série de outras providências costumam ser tomadas pela população das comunidades visitadas durante a realização do Prefeitura no Bairro - graças à participação de representações dos poderes públicos municipal e estadual, entre outros.

Na ocasião, podem ser efetuadas matrículas no projeto de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) da rede municipal de ensino, voltado a pessoas com mais de 15 anos interessadas em cursar do 1º ano a 9ª série em um dos cinco polos avançados e 10 núcleos espalhados pela cidade, bem como inscrições em cursos de qualificação e capacitação profissional gratuitos, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Ainda durante o evento, representação do PROCON recebe reclamações relacionadas ao direito do consumidor; o Pró-Cidadão, presta informações e resolve questões referentes a processos, parcelamentos, dívidas ajuizadas, atualiza endereços e efetua recadastramento. Além disso, a OAB Cidadã está presente para orientações jurídicas, e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), e a Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher da Prefeitura de Florianópolis, para assuntos afetos às áreas.

Mais informações com o Coordenador voluntário do Prefeitura no Bairro, Renato Geske, no (48) 9980-5603.

› FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Mônica Corrêa da Silva

Comentários