Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Novo Centro de Educação Infantil é inaugurado no Loteamento Araucária

Publicado em 26/02/2015 Editoria: São José Comente!


O CEI Professora Maria Arlinda Cúrcio dos Santos foi inaugurado no Loteamento Araucária. Na foto, a diretora da unidade, Elenir Terezinha Bitencourt; o secretário da Susp, Michel Schlemper; a secretária de Educação Méri Hang; Rodrigo Cúrcio, filho da

O CEI Professora Maria Arlinda Cúrcio dos Santos foi inaugurado no Loteamento Araucária. Na foto, a diretora da unidade, Elenir Terezinha Bitencourt; o secretário da Susp, Michel Schlemper; a secretária de Educação Méri Hang; Rodrigo Cúrcio, filho da

No ato, a prefeita Adeliana Dal Pont anunciou a construção de uma praça e da Policlínica da Serraria

A rede municipal de educação de São José ganhou mais um Centro de Educação Infantil. Na noite desta terça-feira (24), a prefeita Adeliana Dal Pont inaugurou o CEI Professora Maria Arlinda Cúrcio dos Santos, no Loteamento Araucária, acompanhada do vice-prefeito, José Natal Pereira, da secretária de Educação, Méri Hang, dos vereadores e secretários municipais. A nova unidade representa o compromisso da Prefeitura de São José de oferecer educação de qualidade.

Para os pais, a nova creche representa a oportunidade de retornar as ocupações profissionais com tranquilidade. "Agora posso voltar a trabalhar segura de que a minha filha estará sendo bem cuidada", comemorou Fabíola Ramos Martins Ribeiro, mãe da pequena Amábile Ramos Ribeiro. Para ela, além de tudo, a menina poderá a partir de agora socializar com outras crianças e desenvolver novas habilidades.

O CEI é adaptado para portadores de necessidades especiais e é composto por: área administrativa, oito salas, sala multiuso, sala de informática, refeitório, cozinha, lactário, pátio coberto parquinho, banheiros e sala para os professores. Construída com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o investimento na obra foi de R$ 1,3 milhão.

A cerimônia começou com uma apresentação do projeto Hora do Conto Itinerante, lançado no ano passado pela Secretaria Municipal de Educação e que percorre as unidades de ensino incentivando o hábito da leitura. As professoras Érica Veiga, Patrícia Pereira e Lígia Barreto da Silva encenaram uma história com o tema "Família" adaptado da obra de Zuzu de Cordel.

Para a prefeita Adeliana Dal Pont, a educação é uma prioridade de governo que está sendo levada a sério. "Contratamos mais professores efetivos, aumentamos o salário dos temporários e estamos aumentando o número de novas vagas para a educação infantil", pontuou. Segundo a prefeita, a ampliação do atendimento nas creches traz mais segurança para as famílias, pois as mães têm condições de voltar ao trabalho com tranqüilidade. "Por isso assumimos o compromisso de receber crianças a partir dos quatro meses", assinalou a prefeita.

Durante a solenidade de inauguração, Adeliana pediu que a comunidade ajude a cuidar da unidade, para que a estrutura seja  preservada da melhor maneira. "Vamos cuidar deste patrimônio que hoje está sendo entregue para vocês", pediu.

No local, 19 professores da educação infantil atenderão, a partir desta segunda-feira (2), 180 crianças de quatro meses a seis anos. "Os nossos servidores são capacitados e não medirão esforços para oferecer uma educação de qualidade, como já ocorre em toda nossa rede", garantiu a secretária municipal de Educação, Méri Hang. De acordo com ela, em dois anos foram criadas 1.050 novas vagas na educação infantil, o que já representa 32% das matrículas feitas em 2015.

A pequena Sara Sofia da Silva, de três anos, está ansiosa pelo início das aulas. "Sempre que passamos aqui na frente, ela já quer entrar", contou a mãe Marciara Pereira da Silva, que agora poderá ajudar na renda da família. "Vou encontrar um emprego, porque atualmente só o meu marido está trabalhando para sustentar a família", explicou. Sara é irmã gêmea de Isac da Silva, que também vai estudar no CEI.

Homenagem

O novo CEI do Loteamento Araucária recebeu o nome da professora Maria Arlinda Cúrcio dos Santos. Visivelmente emocionado, Rodrigo Cúrcio, filho de Maria Arlinda, agradeceu a homenagem. "Ela foi uma mulher humilde e guerreira, que não mediu esforços para se dedicar a profissão e educar os seus seis filhos. Hoje, o nome dela está aqui, como sempre estará no meu coração", resumiu.

A iniciativa de homenagear a professora efetiva da rede municipal de ensino partiu da Câmara de Vereadores de São José. "Os vereadores e esta comunidade aprovaram por unanimidade o nosso requerimento", afirmou o vereador Neri Osvaldo do Amaral, autor do projeto.

O presidente da Câmara de Vereadores, Orvino Coelho de Ávila, também destacou a homenagem e lembrou que um bom trabalho na educação em São José depende da união de esforços de todos os envolvidos.

Novos projetos

Durante a cerimônia, Adeliana Dal Pont anunciou outras duas importantes obras para o bairro Serraria. A prefeita assinou a ordem de serviço para a obra de drenagem de duas valas na área onde, futuramente, será construída uma praça com quadra esportiva, academia e pista de skate. Adeliana também revelou que está em fase de finalização o projeto de construção da Policlínica da Serraria. A intenção é lançar o edital de licitação já no próximo mês.

"Trabalhamos muito para empregar o dinheiro público da melhor forma possível. Por isso, ouvimos as pessoas através do &39;Fala, São José&39; e elegemos as prioridades", explicou a prefeita, ao reforçar que está cumprindo aquilo que a comunidade mais pediu: educação, saúde e lazer. E completou: "Estamos trabalhando para construir uma São José melhor, a cada dia".

O secretário de Infraestrutura e vice-prefeito, José Natal Pereira, explica que esta obra é um pedido antigo da associação de moradores. "Enquanto os trabalhos de drenagem começam, uma equipe está preparando o projeto do parque. Com certeza, teremos uma grande área de lazer para as famílias e os jovens", afirmou.

 

 

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José

Comentários