Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Envelhecimento precoce da pele veja 7 situações que podem causar esse envelhecimento

Publicado em 25/02/2015 Editoria: Saúde Comente!


Os danos causados pelo sol estragam a pele. O cigarro também. E o que mais você poderia fazer – sem saber - para prejudicar sua aparência?

Claro que é impossível parecer jovem para sempre, mas você pode frustrar a marcha do tempo sobre o seu rosto, não ignorando alguns destes possíveis culpados pelo envelhecimento prematuro.

Veja as dicas da dermatologista Luciana Maluf sobre o que é possível fazer para poupar sua pele de rugas precoces e manter a aparência jovem de sua pele – a despeito do que pretenderia a mãe natureza.

1. Você está muito magra

Desculpe garotas, mas existe uma desvantagem em estar muito magrinha. "A perda de gordura facial causa flacidez e uma aparência envelhecida", diz a Dra. Luciana Maluf, dermatologista do hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O efeito sanfona é uma das maiores causas de envelhecimento prematuro. Repetidos ganhos e perdas de peso provocam um efeito de estica-relaxa a pele, resultando numa aparência envelhecida.

Solução: Mantenha um peso saudável com dieta apropriada e exercícios. E garanta a alimentação da pele também. "Pesquisas demonstram que existem alimentos que melhoram a aparência da pele de dentro para fora", diz a doutora Luciana. Ácidos graxos ômega-3 encontrados no salmão e nozes combatem as inflamações que resultam em rugas e mantém a firmeza da pele. Frutas cítricas e vegetais como o espinafre, ricos em vitamina C, aumentam a produção de colágeno que garante o tônus facial.

2. Esfregar os olhos

"Puxar, tracionar, esfregar a delicada pode escurecer a delicada pele à volta dos olhos", diz a doutora Luciana Maluf. As mudanças de pigmentação que vem com o avanço da idade, adicionam anos à sua aparência. A pele ao redor dos olhos é extremamente delicada e frágil, e pode enrugar facilmente. Previna-se de parecer mais velha não prejudicando essa pele.

Solução: Se você não consegue parar de esfregar seus olhos, procure um especialista em alergias para diagnosticar e tratar os sintomas. E também seja gentil com a pele ao redor dos olhos quando aplicar a maquiagem, ou colocar as lentes de contato. Não esfregue a área com toalhas ásperas, faça movimentos delicados, leves batidinhas de toalha macia, depois de lavar o rosto. Isso ajudará a evitar problemas de pigmentação e envelhecimento precoce.

3. Dormir de lado

A posição fetal para dormir pode ser super confortável e é bastante comum, mas é horrível para a sua pele. O mesmo se aplica ao dormir de bruços. "Pressionar sua face no travesseiro por oito horas todas as noites durante anos pode &39;quebrar&39; o tecido da pele e causar rugas", diz a doutora Luciana.

Solução: adquira o hábito de cair no sono em decúbito dorsal (de costas), voltando a essa posição quando acordar no meio da noite de lado ou de bruços. "Esse simples procedimento diminui a inflamação ou inchaço da face e será benéfico para a sua pele ao longo do tempo", acrescenta a Dra. Luciana.

4. Beber no canudo

Você bebe seu refrigerante, suco ou café com um canudo para prevenir manchas nos seus dentes maravilhosamente brancos ou para não colocar seus lábios na lata ou na garrafa? Esse hábito provoca linhas finas em torno da sua boca o que é um indicação segura de envelhecimento prematuro. "A longo prazo, franzir os lábios no canudo (ou segurar um cigarro com os lábios) provoca rugas extras no entorno dos lábios", diz a doutora Luciana.

Solução: Evite beber com canudos, derrame suas bebidas em copos e taças para manter uma boca livre de rugas e jovem. Quem diria que este simples truque pode prevenir o acréscimo de anos no seu rosto.

5. Ignorar suas orelhas, pescoço e mãos

Nossos pobres rejeitados pescoços, mãos e orelhas raramente tem alguma atenção, o que pode ser a primeira pista para saber a sua idade. De fato, um estudo realizado em 2006, e publicado na revista científica Plastic and Reconstructive Surgery, mostrou que mulheres cujas mãos tem pequenas manchas escuras, típicas do envelhecimento, e rugas foram julgadas mais velhas do que aquelas, da mesma idade, que não tinham os pontos escuros e as rugas em suas mãos.

Solução: Aplique sempre um hidratante e protetor solar no seu pescoço, nas suas orelhas e nas suas mãos para prevenir o envelhecimento precoce. Sua face não é a única coisa notável no seu aspecto.

6. Esquecer os óculos escuros

"Movimentos repetitivos, como rir, franzir e cruzar os olhos produzem linhas e rugas finas no rosto a longo prazo", diz a doutora Luciana Maluf. Além disso, a exposição ao sol quebra o colágeno na pele que já é fina ao redor do olhos e pode causar pigmentação e pontos escuros.

Solução: Mesmo no inverno, ou no final da tarde quando o sol não está tão brilhante, use seus óculos escuros e proteção contra raios UVA/UVB.

7. Stress total

Se você é cronicamente estressada (ou não dorme bem), seu corpo está bombeando constantemente os hormônios que são a fonte do envelhecimento precoce. "Cortisol, o maior do hormônios do stress, quebra o colágeno, o que leva à flacidez da pele e rugas e causa inflamação", diz a doutora Luciana Maluf. E também, quando o seu corpo está na luta com o stress, muitos nutrientes e oxigênio vão para os órgãos principais, mas não para a pele. O stress crônico leva às linhas de expressão e pés de galinha.

Solução: Encontre o que te ajuda a relaxar – yoga, um chá com as amigas, uma indulgência qualquer consigo mesma – e faça-o regularmente. Exercícios físicos são outra forma eficaz de alívio do stress. Aumenta a circulação, levando oxigênio e nutrientes para a pele, dando um aspecto corado ao seu rosto.

› FONTE: Dra. Luciana Maluf é médica dermatologista do hospital Sírio Libanês

Comentários