Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Situação da dengue em Santa Catarina confirma 147 casos

Publicado em 24/02/2015 Editoria: Geral Comente!


A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) confirmou, em boletim divulgado nesta segunda-feira, 23, à tarde, 147 casos de dengue em Santa Catarina em 2015. Do total, 119 foram transmitidos dentro do próprio Estado (autóctones), todos infectados em Itajaí (116 residentes em Itajaí, um morador de Balneário Camboriú, um de Blumenau e outro de Brusque, mas que contraíram a doença em Itajaí).

O boletim também mostra que há o registro de 24 casos importados (contraídos fora de Santa Catarina), registrados em residentes de Araranguá (1), Balneário Barra do Sul (1), Blumenau (1), Braço do Norte (1), Brusque (1), Canoinhas (1), Florianópolis (2), Guaramirim (1), Itajaí (1), Joinville (1), Palhoça (1) São Francisco do Sul (1), São José do Cedro (1), São José (3), Três Barras (1), Xanxerê (1) e de moradores de outros locais do Brasil (5). Há, ainda, quatro casos confirmados da doença pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) que estão em investigação pelos municípios para determinar o local de transmissão em Itajaí (1) e Joinville (3).

No Estado, há 1.776 focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença. Entre os municípios, os que registram o maior número de focos são Chapecó (400), Balneário Camboriú (209), São Miguel do Oeste (196), Itajaí (161), Joinville (150), Xanxerê (98), Xaxim (91), Nova Itaberaba (48) e Itapema (44).

Analisando os dados por Semana Epidemiológica (SE), na SE 03 (18 a 24 de janeiro), foram confirmados 34 casos, dos quais 27 foram considerados autóctones (todos de Itajaí), seis importados de outros estados e um está em investigação para determinação do local de infecção. Outros três casos suspeitos estão aguardando resultado laboratorial e 58 foram descartados.

Na SE 4 (25 a 31 de janeiro), 59 casos foram confirmados, dos quais 51 foram considerados autóctones (todos de Itajaí), sete foram importados e um está em investigação para determinação do local de infecção. Outros 32 exames estão aguardando resultado laboratorial.

Na SE 5 (1º a 7 de fevereiro), 30 casos foram confirmados, sendo 24 autóctones (todos de Itajaí) e seis importados. Outros 244 exames aguardam resultado laboratorial e 109 foram descartados.

Na SE 6 (8 a 14 de fevereiro), cinco casos foram confirmados, dois autóctones, um importado e dois em investigação para determinação do local de infecção. Outros 239 exames aguardam resultado laboratorial e 21 foram descartados.

No gráfico, observa-se o número de casos notificados segundo classificação final e semana epidemiológica de início dos sintomas:

Fonte: DIVE/SUV/SES/SC (atualizado em 23/02/2015 – 17h)

 

Dengue

É uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus. É transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor retro-orbital (atrás dos olhos), e manchas vermelhas na pele.

Pessoas que estiveram nos últimos 14 dias numa cidade com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentar os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequado.

Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti

› FONTE: SECOM

Comentários