Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Boletim atualizado da dengue confirma 134 casos da doença em Santa Catarina

Publicado em 19/02/2015 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) informa, em boletim divulgado nesta quarta-feira,18, que estão confirmados 134 casos de dengue em Santa Catarina em 2015.

Do total, 109 foram transmitidos dentro do próprio Estado (autóctones), todos infectados em Itajaí - 107 residentes em Itajaí, um morador de Balneário Camboriú e outro de Blumenau, mas que contraíram a doença em Itajaí.

O boletim também mostra que há o registro de 21 casos importados (contraídos fora de Santa Catarina) registrados em residentes de Araranguá (1), Balneário Barra do Sul (1), Blumenau (1), Braço do Norte (1), Brusque (1), Canoinhas (1), Florianópolis (2), Guaramirim (1), Itajaí (1), São José do Cedro (1), São José (3), Três Barras (1), Xanxerê (1) e de moradores de outros locais do Brasil (5).

Há, ainda, quatro casos confirmados da doença pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) que estão em investigação pelos municípios para determinar o local de transmissão em Brusque (1), Itajaí (1) e Joinville (2).

Outros 386 casos suspeitos estão aguardando resultado do exame laboratorial pelo Lacen/SC e 273 foram descartados por apresentarem resultado negativo para dengue.

No Estado, há 1.567 focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença. Entre os municípios, os que registram o maior número de focos são Chapecó (377), São Miguel do Oeste (174), Balneário Camboriú (169), Joinville (140), Itajaí (133), Xanxerê (94), Xaxim (77), Nova Itaberaba (43) e Itapema (40).

Até o momento, todos os casos autóctones são de pessoas que se infectaram no município de Itajaí, especificamente nos bairros de São Vicente e Cordeiros, o que significa que o surto está restrito a estas localidades. Na semana passada, técnicos da Dive realizaram uma capacitação para médicos e enfermeiros da rede de saúde de Itajaí sobre manejo clínico da dengue.

No gráfico abaixo observa-se o número de casos notificados segundo classificação final e semana epidemiológica de início dos sintomas.

Analisando os dados por Semana Epidemiológica (SE), na SE 3 (18 a 24 de janeiro), foram confirmados 34 casos, dos quais 27 foram considerados autóctones (todos de Itajaí), seis importados de outros estados e um estão em investigação para determinação do local de infecção. Outros sete casos suspeitos estão aguardando resultado laboratorial e 52 foram descartados.

Na SE 4 (25 a 31 de janeiro), 59 casos foram confirmados, dos quais 50 foram considerados autóctones (todos de Itajaí), sete foram importados e dois estão em investigação para determinação do local de infecção. Outros 42 exames estão aguardando resultado laboratorial.

Na SE 5 (1º a 7 de fevereiro), 22 casos foram confirmados, sendo 17 autóctones (todos de Itajaí), quatro importados e um em investigação para determinação do local de infecção. Outros 219 exames aguardam resultado laboratorial e 61 foram descartados.

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários