Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Romance em formato digital será lançado na Barca dos Livros

Publicado em 12/09/2013 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

 Escrito durante residência artística da autora em Florianópolis, livro traz personagem contemporâneo da Bahia à Ilha de Santa Catarina 

Em formato epub, o romance Viagens de Walter, de Katherine Funke, publicado pela Solisluna Editora, será lançado em 21 de setembro, às 20h, no Ponto de Cultura Biblioteca Barca dos Livros, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

O livro é o resultado de residência artística da autora na capital de Santa Catarina, em um projeto denominado Viagens na Barca, contemplado pela Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura, da Funarte.

 O romance narra a trajetória de Walter, médico baiano de 28 anos e futuro garantido. Filho dos donos de uma grande clínica em Salvador, ele tem sido dopado pelos pais por discordar deles em muitos sentidos. Tira um semestre sabático e viaja em busca de outras perspectivas. Assim, vem parar em Florianópolis, mais especificamente no Sul da Ilha, onde passa quatro meses em deslocamentos geográficos, espirituais e sensoriais.

O personagem de Walter vai ser evocado na noite de lançamento pela música do compositor e multiinstrumentista Tiago Aziz, baiano recém-chegado em Florianópolis. Representante da mesma geração do protagonista do livro, Aziz apresenta repertório autoral de dub/eletrônico com baixo distorcido, computador, ukulêle e berimbau.

Outro convidado é o violonista Rodrigo Lubi, que vai interpretar composições do baiano Dorival Caymmi em arranjos de Baden Powell. A noite de lançamento terá ainda leitura de trechos do romance por integrantes do grupo de narradores de histórias da Barca dos Livros.

 EPUB

Na noite de lançamento, o livro poderá ser visualizado pelo público por meio de projeção, tablets, smartphones. Quem quiser também poderá levar a publicação para casa em seu próprio pen drive. O link para download gratuito estará disponível em www.solislunaeditora.com.br.

Para quem ainda é receoso em relação ao livro digital, a autora destaca que o formato epub permite uma boa experiência de leitura.Uma vez feito o download do arquivo, o leitor pode “folhear” as páginas, fazer anotações, guardar trechos para consulta posterior e marcar onde parou a leitura, para continuar depois.

Bem diferente do estático PDF, no epub a mancha de texto se adapta à tela do dispositivo em uso (tablet, smartphone ou e-reader), assim como permite ao leitor definir o tipo e tamanho da letra – e a cor de fundo da página.

 “Se o leitor estiver conectado na internet, vai poder interagir com links do Youtube, produzidos especialmente para o livro”, diz a escritora. “Nesses vídeos mostramos cenas do Flash mob GPS, performance de intervenção urbana que promovi via internet e aconteceu entre o trapiche e a feira de artesanato do centrinho da Lagoa.”

Para Valéria Pergentino, da Solisluna Editora, a publicação de Viagens de Walter investe não só no leitor habituado a novas plataformas de leitura, como nos leitores tradicionais que estão percebendo as vantagens do e-book em determinadas situações, como leitura offline em viagens, deslocamentos cotidianos e salas de espera.

Este é um mercado em crescimento”, ela diz, citando estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que registrou aumento de  343% no consumo de e-book e queda de 7,4% na venda dos livros impressos em 2012, em relação a 2011.

-   Viagens de Walter é o primeiro livro digital da Solisluna Editora, da Bahia, e também é a estreia da Barca dos Livros como porto de lançamento de publicações digitais.

RESIDÊNCIA

 É também a primeira vez que a Barca dos Livros recebe um artista residente. Durante o projeto Viagens na Barca, iniciado em março, Katherine realizou dez encontros de conversas sobre livros e fruição literária.

Ao todo, trabalhou com 45 títulos de prosa e poesia, promoveu três saraus durante passeios de barco e um flashmob no centrinho da Lagoa. Também participou de atividades regulares da biblioteca.

 “Houve a integração de Katherine em nosso cotidiano, ao mesmo tempo com a autonomia necessária para levar adiante o projeto”, afirma Tânia Piacentini, coordenadora geral da Biblioteca Barca dos Livros.

Premiada nacionalmente pelo seu trabalho de incentivo à leitura, há seis anos a Barca dos Livros atende a interessados por literatura e realiza passeios de contação de histórias no interior de uma barca em navegação pela Lagoa.

A AUTORA

 Katherine Funke, 32, é autora do livro de contos “Notas mínimas” (Solisluna Editora, 2010). Com outra bolsa Funarte, só que de Criação literária, Katherine escreveu o livro de contos Sem pressa. Um dos textos, Coração de Galinha, publicado na revista Arte & Letra – Estórias, de Curitiba (PR), foi traduzido para o alemão pela editora Klaus Wagenbach, de Berlim, e publicado ao lado de textos de autores como Adriana Lisboa, Carola Saavedra, Santiago Nazarian e Joca Terron, em abril de 2013. 

Como jornalista, Katherine ganhou um prêmio no concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística e também foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo. Nascida em Joinville (SC), mora em Salvador (BA) desde 2003, onde foi repórter em dois jornais diários e iniciou sua atividade literária.

SERVIÇO

O QUÊ - Lançamento do romance Viagens de Walter, de Katherine Funke, em formato epub, com participação especial dos músicos Tiago Aziz (dub/eletrônico) e Rodrigo Lubi (violão MPB) e do grupo de contação de histórias da Biblioteca Barca dos Livros. 

 QUANDO - 21 de setembro, às 20h. 

ONDE - Biblioteca Barca dos Livros. Rua Hippólito do Valle Pereira, 620 (LIC), Lagoa da Conceição, Florianópolis (SC).

QUANTO - Entrada gratuita.

 

› FONTE: FIFO LIMA Press

Comentários