Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura realiza o plantio de árvores na Beira-Mar de São José

Publicado em 30/01/2015 Editoria: São José Comente!


foto:  Daniel Pereira

foto: Daniel Pereira

O trabalho integra o projeto de revitalização do espaço.

Dentro do processo de revitalização da Beira-Mar de São José, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Fundação Municipal do Meio Ambiente iniciaram, nesta semana, o plantio de árvores nativas na área. São cerca de 500 mudas de espécies como ipê amarelo, araçá, aroeira, butiá e goiabeira.

O plantio está sendo concentrado em três pontos: nas proximidades do Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), da estátua de São José e próximo aos canais de drenagem.

De acordo com o superintendente da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eduardo Bastos Lima, a iniciativa traz mais qualidade ambiental para a região.

"Estamos criando espaços com sombreiro, ideais para os frequentadores da Beira-Mar, completando o paisagismo da via que foi reformada. A Fundação será responsável pela manutenção das mudas, garantindo seu desenvolvimento. As espécies utilizadas estão sendo distribuídas entre frutíferas e ornamentais", aponta.

O prefeito em exercício, José Natal Pereira, acompanhou o trabalho de plantio, realizado por equipes da Secretaria de Infraestrutura. Para ele, além de embelezar e emoldurar a paisagem da Beira-Mar, as árvores também garantirão sombra para os frequentadores do espaço. Outro benefício, é que as árvores frutíferas fornecerão alimento, o que irá atrair mais pássaros para o local. "É importante que agora a comunidade também colabore, preservando as mudas para permitir que elas cresçam e se desenvolvam", reforça o prefeito em exercício.

Segundo Natal, além das árvores, a Prefeitura também investirá, neste ano, na recuperação das áreas esportivas. Já está prevista a reforma e ampliação das quadras de esportes, da pista de atletismo e da pista de skate. "A Beira-Mar é a grande área de lazer do Município e atrai, diariamente, um grande número de pessoas para praticar atividades ao ar livre. Por isso, estamos investindo para tornar este espaço ainda melhor para a comunidade".

A revitalização da Beira-Mar de São José foi iniciada no ano passado, com a reforma da pista de caminhada, construção de seis decks de madeira, implantação de um novo modelo de iluminação, instalação de novas lixeiras e um novo sanitário.

Compensação ambiental

O projeto de arborização da Beira-Mar de São José foi iniciado em 2013, quando foram plantadas 215 mudas, que hoje já estão bem desenvolvidas. O superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Eduardo Bastos, explica que a ação foi feita como medida de compensação ambiental por empresas suprimiram vegetação em áreas do município.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários