Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Campanha da OAB/SC vai combater a violência nos estádios de futebol

Publicado em 30/01/2015 Editoria: Esporte Comente!


foto: Mascotes dos times catarinense são as personagens principais da campanha - Miriam Zomer

foto: Mascotes dos times catarinense são as personagens principais da campanha - Miriam Zomer

A Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC) lançou nesta quarta-feira (28) a Campanha contra a Violência no Futebol.

A iniciativa, realizada em parceria com várias instituições, entre elas a Assembleia Legislativa, tem como objetivo promover a paz no esporte, a partir de peças educativas e bem humoradas, que têm as mascotes dos times de futebol profissional do estado como seus principais personagens.

De acordo com o presidente da OAB/SC, Tullo Cavallazzi Filho, devido aos frequentes registros de brigas entre torcedores, a entidade decidiu desenvolver a campanha. “Sentimos a necessidade de sair do campo da repressão e propor uma campanha que envolva a sociedade”, explica. “Qualquer um que vai ao estádio que não seja com a finalidade de torcer, está no lugar errado”.

O advogado Alexandre Monguilhott, da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SC, destacou a importância de a campanha reunir várias instituições e entidades, numa resposta aos casos de violência dentro e fora dos estádios. Para ele, os campos de futebol devem ser locais de lazer para a confraternização das famílias. “Se com essa campanha evitarmos uma única briga, já terá valido a pena”, comentou.

Medidas

O presidente da Associação Catarinense de Clubes de Futebol Profissional, Nilton Macedo Machado, afirmou que os times também têm suas responsabilidades no combate à violência. Ele reivindicou a instalação de um cadastro único dos torcedores que tenham passagem na polícia por envolvimento em brigas ou que já tenham condenação judicial pelo mesmo motivo.

“Com isso, seremos capazes de impedir que essas pessoas entrem nos estádios, que são locais para lazer e conforto espiritual, e não para explosões das reações ou das frustrações”. Na Assembleia Legislativa, tramita desde 2013 um projeto de lei, de autoria do deputado Carlos Chiodini (PMDB), que institui a identificação biométrica facial nos estádios com capacidade superior a 10 mil pessoas.

A Federação Catarinense de Futebol (FCF) foi representada por seu procurador jurídico, o advogado Rodrigo Capella.

Ele agradeceu a OAB pela iniciativa e destacou que Santa Catarina já vem adotando, desde 2006, medidas para coibir a violência nos estádios, como o projeto Justiça Presente e o cadastramento das torcidas organizadas pelo Ministério Público Estadual, medida pioneira no país. “Para reforçar nosso compromisso com essa causa, a federação determinou que os clubes nomeiem um diretor de segurança para seus estádios”, anunciou.

Além da OAB/SC, responsável pela campanha, da Assembleia Legislativa, da associação de clubes e da FCF, estão envolvidas na campanha o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), o Ministério Público Estadual, a Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina, Polícias Militar e Civil, Acaert e Associação Catarinense de Imprensa (ACI).

 

 

 

› FONTE: ALESC

Comentários