Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Fundação Catarinense de Cultura pesquisa autoria de obras do século 19

Publicado em 29/01/2015 Editoria: Cultura Comente!


A origem de obras datadas do século 19 que fazem parte do acervo do Museu Histórico de Santa Catarina será investigada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor). As obras terão suas autorias pesquisadas por uma equipe interdisciplinar.

O trabalho irá analisar pigmentos, aglutinantes e vernizes e será feito pelo Laboratório de Materiais do Atecor. Os aspectos serão comparados com padrões de artistas de grande expressão nesta época, na tentativa da identificação da autoria. Paralelamente, a Gerência de Patrimônio Cultural da FCC realizará a pesquisa histórica dessas obras.

Entre as obras que passarão pela análise ainda em 2015 estão Anjo Gabriel (óleo sobre tela com 1,63 x 1,31 m) e São Jerônimo (óleo sobre tela com 1,14 m x 1,475 m), ambas com data de criação estimada por volta de 1885. O trabalho pretende garantir a autenticidade das obras, facilitando assim sua identificação em caso de roubos, por exemplo.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários