Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Governo quer ampliar participação de SC na rota de cruzeiros marítimos

Publicado em 23/01/2015 Editoria: Economia Comente!


foto: Jeferson Baldo / GVG

foto: Jeferson Baldo / GVG

O vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, esteve reunido na manhã desta sexta-feira, 23, com o secretário Nacional de Turismo, Vinícius Lummertz, e com o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Marco Ferraz, para discutir sobre a participação de Santa Catarina no circuito turístico dos cruzeiros marítimos.

Durante a temporada os transatlânticos cruzam mais de 100 vezes a costa catarinense. “O Governo do Estado será parceiro e dará prioridade para esse setor e tiraremos do papel os anseios dos catarinenses de ter um desenvolvimento ainda maior do turismo. Receber esses grandes transatlânticos é uma meta que nós vamos estimular”, destacou o vice-governador.

A reunião contou também com a participação do presidente da Santur, Valdir Walendowsky, e de representantes dos municípios de Florianópolis, São Francisco do Sul, Itajaí, Porto Belo e Imbituba. Depois da exposição de cada município sobre suas demandas relacionadas ao tema ficou definido que será criada uma lista de prioridades para melhor desenvolver o projeto.

De acordo com Lummertz, a intenção da reunião foi construir medidas concretas, para que todas as demandas sejam resolvidas e que o Estado possa ter um plano estadual de cruzeiros marítimos.

Para o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Marco Ferraz, o potencial turístico de Santa Catarina é promissor.

“O setor de cruzeiros marítimos tem crescido muito, sendo que em nível mundial já temos 22 milhões de cruzeiristas. O Brasil ainda tem história recente no setor, hoje com aproximadamente 600 cruzeiristas viajando de navio”, explicou. Ferraz também revelou o interesse na busca por novos destinos e considera Santa Catarina um grande potencial, principalmente, pela posição geográfica favorável.

Em nome dos representantes municipais, o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, falou da importância desse setor turístico para o crescimento da economia catarinense. “Aqui não haverá concorrência, nosso Estado precisa oferecer outros destinos e outras possibilidades de turismo, e o marítimo é um deles”, destacou.

O prefeito da capital também relatou que na atual temporada já foram computados mais de seis milhões de turistas, reconhecendo que a escala de cruzeiros marítimos em Florianópolis poderia incrementar de forma significativa esse número.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários