Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Plano de Mobilidade da Grande Florianópolis é apresentado a especialistas da área

Publicado em 21/01/2015 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação/Plamus

foto: Divulgação/Plamus

A equipe do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus) apresentou, na terça-feira, 20, o projeto a especialistas em mobilidade durante reunião na Secretaria de Estado do Planejamento, em Florianópolis.

Entre os convidados estava Cássio Taniguchi, ex-prefeito de Curitiba e ex-secretário do Planejamento e da Indústria e Comércio do Governo do Paraná.

“É interessante compartilharmos dados do Plamus com pessoas qualificadas no tema, pois isso possibilita uma troca de informações e, de certa forma, a legitimação do plano que visa orientar ações imediatas e de longo prazo para melhorar a mobilidade urbana na região metropolitana da Grande Florianópolis, comentou o secretário de Planejamento de Santa Catarina, Murilo Flores.

Pesquisas do Plamus indicam que 48% dos moradores da Grande Florianópolis usam carro ou moto para se deslocarem diariamente, 24% optam pelo transporte coletivo e 25% preferem os meios não-motorizados, como bicicletas.

Além disso, o tempo médio das viagens por transporte público é o dobro das realizadas por automóvel. “Não há uma visão integrada do transporte coletivo na Grande Florianópolis”, aponta um dos coordenadores do Plamus, Carlos Eduardo Gondim.

Entre os motivos para a situação da mobilidade na região estão a urbanização dispersa, a baixa densidade demográfica em algumas áreas, a concentração de empregos no centro da capital e o baixo nível de complementariedade de soluções dos municípios da região.

A equipe do Plamus sugere medidas que estimulem o desenvolvimento de propostas de solução de grandes temas, como a mobilidade, com gestão da região metropolitana da Grande Florianópolis.

O Plamus foi contratado diretamente pelo BNDES, com recursos provenientes do Fundo de Estruturação de Projetos – FEP, com acompanhamento direto do Governo do Estado de Santa Catarina e dos municípios da Grande Florianópolis.

O estudo técnico, que segue até fevereiro de 2015, apresentará soluções para os problemas de mobilidade urbana dos 13 municípios da Grande Florianópolis: Anitápolis, Rancho Queimado, São Bonifácio, Angelina, Antônio Carlos, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu, Governador Celso Ramos, São José, Palhoça e Florianópolis.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários