Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Audiência pública debate estacionamento rotativo em Barreiros, Forquilhinha e Centro Histórico, nesta quinta-feira (22)

Publicado em 19/01/2015 Editoria: São José Comente!


foto: Todas as propostas apresentadas são registradas e consideradas para contribuir com o projeto que está em fase de elaboração - Daniel Pereira

foto: Todas as propostas apresentadas são registradas e consideradas para contribuir com o projeto que está em fase de elaboração - Daniel Pereira

Na última semana, os moradores de Campinas e Kobrasol se reuniram para discutir a proposta.

Para debater a implantação do estacionamento rotativo, conhecido como zona azul, a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito reuniu moradores dos bairros Campinas e Kobrasol para uma audiência pública, no dia 15 de janeiro.

Um novo encontro está marcado, esta semana, para os moradores de região de Barreiros, Forquilhinha e Centro Histórico, na próxima quinta-feira (22), às 19h30min, no prédio da Prefeitura de São José.

Durante a apresentação, a engenheira responsável pelo Setor de Engenharia de Trânsito (SET), Eliara Porto, apresentou os principais objetivos do projeto. "Democratizar, promover a acessibilidade e regulamentar o uso dos estacionamentos", enumerou. Para ela, a rotatividade será o principal ganho para moradores e comerciantes da comunidade.

O principal ponto de debate é com relação aos espaços privativos de uso público. "Quando um comerciante rebaixa a via, para dar acesso ao recuo do seu estacionamento, ele está inviabilizando uma área pública", explica a secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andrea Pacheco. Ela afirma, ainda, que há um parecer do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e uma ação civil pública do Ministério Público de Santa Catarina, que embasa esta afirmação.

Favorável a implantação da zona azul, o síndico do Centro Comercial Campinas, Olvir Favaretto, espera solucionar um problema antigo. "Tem gente que deixa o carro o dia inteiro em frente à loja, sem se preocupar com os comerciantes da região", justifica. No entanto, ele acredita que a Prefeitura de São José precisa encontrar uma forma de oferecer uma contrapartida para utilizar as vagas disponíveis no recuo.

Neste sentido, Andrea defende que é preciso democratizar o uso dessas vagas. "Onde o recuo for irregular, vamos usar as vias para regulamentar os estacionamentos", pontua. Ela recorda que o Departamento de Trânsito tem realizado diversos estudos para transformar as vias em mão única, o que facilitará a mobilidade e aumentará o número de vagas.

Todas as propostas apresentadas são registradas. Autoridades, representantes do setor empresarial, comerciantes e moradores têm a oportunidade de contribuir com o projeto que está em fase de elaboração. "Esperamos que nesta semana, mais pessoas possam participar e contribuir com esse processo importante para o município", convidou a secretaria.

A partir do estudo técnico elaborado, o sistema seria implantado por etapas, começando pelos bairros Kobrasol e Campinas. Na sequência, o sistema seria instalado no entorno da sede dos Correios (bairro Nossa Senhora do Rosário), na Avenida Leoberto Leal (Barreiros), em Forquilhinha e no Centro Histórico. As informações sobre o estudo para a implantação do estacionamento rotativo de São José estão no site da Prefeitura.

Serviço

O quê – Audiência Pública sobre a implantação de Estacionamento Rotativo

Quando – quinta-feira, dia 22 de janeiro, às 19h30min – bairros Barreiros, Forquilhinha e Centro Histórico

Onde – auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado no primeiro andar do prédio da Prefeitura de São José, na Avenida Acioni de Souza Filho, 403, Beira-Mar de São José

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários