Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Reunião definirá criação do comitê de combate ao tráfico de pessoas

Publicado em 26/11/2014 Editoria: Política Comente!


foto: Neuza Dias, Romildo Titon e Ana Paula Lima -  Fábio Queiroz/Agência AL

foto: Neuza Dias, Romildo Titon e Ana Paula Lima - Fábio Queiroz/Agência AL

O presidente da Assembleia Legislativa, Romildo Titon (PMDB), recebeu na manhã desta terça-feira (25) a deputada Ana Paula Lima (PT) acompanhada de Neuza Dias, conselheira do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conatrap).

Elas pediram o apoio do presidente para a implantação de um comitê estadual de enfrentamento ao tráfico de pessoas. Para isso, ficou acertado que até o fim do ano deve ser agendada uma reunião na Assembleia Legislativa com representantes do Governo do Estado, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Polícia Federal e a sociedade organizada para iniciar o processo de criação do comitê.

Atualmente Santa Catarina é um dos dez estados brasileiros que não possuem um comitê próprio para o enfrentamento ao tráfico de pessoas.

De acordo com Ana Paula, os dados disponíveis são alarmantes e esse tipo de tráfico só perde em rentabilidade para o de armas e o de drogas. "Já que esta Casa fez toda uma programação institucional alertando sobre o desaparecimento de pessoas e já que nós também temos no estado uma delegacia de desaparecidos, nós temos que falar também do tráfico de pessoas", ponderou a deputada.

Neuza enfatizou que o cerceamento da liberdade de ir e vir submete as vítimas a todo tipo de violência. "Devemos estar alertas devido a Santa Catarina ser um estado com grande extensão de fronteiras secas e internacionais". Não existem dados consolidados sobre o problema no estado, mas, na avaliação dela, é possível afirmar que esse tipo de tráfico existe e que tem se desenvolvido.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre as vítimas do tráfico de pessoas, 44% sofrem abuso sexual, 32% são utilizadas como mão de obra escrava e 25% sofrem a combinação dos dois tipos de violência.

 

 

 

› FONTE: ALESC

Comentários